Novo

A importância de pausas e posturas no trabalho de dentista

A importância de pausas e posturas no trabalho de dentista

Em qualquer profissão, pausas durante a jornada de trabalho são fundamentais. Elas contribuem para o equilíbrio emocional e mentalmente e fisicamente para recuperação da desafiante ergonomia do trabalho de dentistas.

A odontologia enfrenta uma séria ameaça por causa das más práticas ergonômicas e falta de pausas para o corpo. Devido a um descompasso entre as exigências físicas do trabalho e a capacidade física do corpo humano, os distúrbios músculo-esqueléticos relacionados ao trabalho (MSDs) são agora cada vez mais comuns.


Pausas fazem parte da prática da ergonomia


Quando aplicada à odontologia, a ergonomia busca reduzir o estresse cognitivo e físico, prevenir doenças ocupacionais relacionadas à prática da odontologia e melhorar a produtividade, com melhor qualidade e maior conforto tanto para o profissional quanto para o paciente.


Estratégias de prevenção


1. As MSDs podem ser reduzidas por meio do posicionamento adequado do dentista e do paciente, pausas regulares de descanso, boa saúde geral e exercícios destinados a neutralizar os fatores de risco particulares para a profissão odontológica. As posturas a serem evitadas incluem cabeça para frente, ombros arredondados, e costas dobradas.
2. Fazer pausas programadas para descanso e refeições. Sem exceções.
3. Uma banqueta ergonômica ajustável com apoio lombar e de braço e capacidade de rotação.
4. Os dentistas sentados com os pés chatos no chão e as coxas paralelas ao chão e os assistentes dentários mais altos e usando um apoio para os pés no banco.
5. Melhoria da postura e da posição corporal: Costas retas, coxas paralelas ao chão, e aspecto de planta inteira de sola no chão.
6. Os pacientes reclinados totalmente com a boca à altura do cotovelo do dentista para tarefas no arco maxilar e abaixados com uma inclinação de 20° (ainda com a boca à altura do cotovelo do dentista) para tarefas no arco mandibular.
7. Iluminação adequada (tal como para tratamento maxilar, tendo a luz aérea próxima à linha de visão do operador) e visão indireta do espelho.
8. Usando ampliação ×2 - sistemas de ampliação devidamente selecionados e posicionados podem ajudar a reduzir a postura dianteira, inclusive mantendo a flexão do pescoço para frente abaixo de 20°.
9. Descansar regularmente de posturas estáticas, particularmente para os músculos do trapézio e antebraço, e de movimentos repetitivos do antebraço e da mão (mínimo de 6 min por h e 10-15 min a cada 2-3 h).
10. Exercícios durante essas pausas, tais como relaxar os braços ao lado e tremer, ou mover membros e músculos na direção oposta de posturas repetitivas ou estáticas entre pacientes (tais como dobrar o pescoço para trás após uma prolongada inclinação para frente). Alternando sentar e ficar de pé, e usando apoios de braços devidamente ajustados para reduzir a fadiga dos ombros e permitir uma força reduzida devido ao posicionamento mais estável dos instrumentos.
11. Observar as práticas recomendadas para nutrição e exercícios regulares de lazer, e usar o reposicionamento da omoplata e exercícios de inclinação do queixo para dores no pescoço.
12. Escolher instrumentos dentários ergonômicos que sejam mais leves para reduzir a fadiga do ombro e do pescoço e os efeitos da manutenção de posturas estáticas.
13. Usando instrumentos dentários com design apropriado e com melhores tamanhos e formas de punho, para reduzir a força da mão.
Em geral, bem-estar, promovendo exercícios diários, dieta adequada e nutrição. Existem poses de Yoga que podem ajudar a conseguir músculos tonificados do pescoço e costas, tornando-os menos suscetíveis a lesões. Estas poses também ajudam na reabilitação de dores crônicas no pescoço e na parte superior das costas.

Estas são diretrizes fundamentais para a longevidade de sua carreira e qualidade de vida agora e na terceira idade. Que tal começar a praticar os itens da lista?



Você precisa ler também