Novo

Como criar um universo de marca para seu consultório odontológico

Como criar um universo de marca para seu consultório odontológico

Você sabe o que significa um universo de marca? São todos os elementos que compõem a comunicação com o cliente de uma empresa. É tudo aquilo que mexe com os cinco sentidos e passa uma mensagem para o público, ainda que de forma sutil.

Para os estabelecimentos físicos, universo de marca não é só aquilo que aparece nas redes sociais ou no site: é também todos os elementos presentes no local que recebe os clientes. No caso de um consultório odontológico, é o cheiro do ambiente, as cores e texturas, o conforto das cadeiras, a música ou o som da televisão que os pacientes ouvem.


Pense em que mensagem você quer passar


Existem cada vez mais consultórios e clínicas odontológicas hoje em dia. Cada um vai conectar um tipo de público, com objetivos diferentes. Há aqueles que são referência em tratamentos ortodônticos, aqueles que atraem quem busca uma melhora na parte estética, quem busca um procedimento cirúrgico, etc.

Pense em que tipo de trabalho quer fazer, que tipo de paciente quer atrair e como a sua mensagem precisa se adaptar a isso. O ideal é que você escolha de 3 a 5 palavras que irão definir sua marca. Pode ser saúde, confiança, limpeza, luxo, beleza, etc.

A partir dessas palavras você vai criar um universo de marca. Se o foco for saúde, por exemplo, cores como verde e azul podem ser predominantes. Já o ambiente pode ter plantas, por exemplo, e a comunicação online ter pessoas sorrindo, algo mais alegre nos conteúdos.


Seja coerente na comunicação presencial e virtual


Não adianta os posts das redes sociais representarem luxo, com um bom design e estilo minimalista, se a clínica está bagunçada ou precisando de uma reforma. Ou seja, o que você passa de uma lado precisa corresponder ao outro.

Se a sua clínica é mais no estilo zen, com música tranquila de ambiente, cores claras e decoração mais suave, procure transparecer esse mesmo estilo nos posts das redes sociais e no site institucional.


Impressione pelos cinco sentidos


Visão, tato, audição, olfato, paladar. Seu consultório ou clínica pode reforçar a marca por meio de cada um dos sentidos. A decoração, o conforto, a música, o cheiro do local, o café que é servido aos pacientes, tudo isso pode fazer a relação com os pacientes ser muito melhor e eles terem vontade de voltar.

Não pense que marketing é só criar publicações no Instagram e ter um logo bonito: é trabalhar toda a experiência do paciente para que haja uma conexão e ele não só volte, mas indique a clínica para os amigos.

Outra coisa que ajuda muito na relação com os pacientes é a comunicação. Com o Dentista Organizado, você confirma consultas por SMS e WhatsApp, envia mensagens de aniversário e muito mais! Crie hoje mesmo sua conta gratuita.



Você precisa ler também