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Como melhorar a experiência de seus pacientes diabéticos

Como melhorar a experiência de seus pacientes diabéticos

Neste mês tivemos o Dia Mundial de Combate à Diabetes. Segundo a OMS, são 422 milhões de pessoas com essa doença no mundo. Essa condição influencia em diversos aspectos da saúde da pessoa.

Pessoas com diabetes têm um risco maior de desenvolver problemas bucais. Isso ocorre por conta do descontrole da glicemia e interferência na produção salivar, tornando os pacientes mais suscetíveis a infecções.

Alguns problemas comuns entre diabéticos são a gengivite e a periodontite, por exemplo. Veja abaixo algumas dicas para que a experiência desses pacientes com o seu consultório seja ainda melhor!


Mostre que você tem conhecimento do assunto


Seja pelas suas redes sociais ou na hora de atender o paciente, mostre que você tem domínio quando o assunto é atender pessoas com diabetes. Solicite exames laboratoriais como hemograma, glicemia e hemoglobina antes de procedimentos cirúrgicos e sempre oriente os pacientes sobre os cuidados necessários.

Nas suas redes sociais, você pode explorar o assunto de diversas formas. Tire as dúvidas de seus pacientes sobre diabetes e saúde bucal com uma caixinha de perguntas no Instagram, conte casos de pacientes com essa condição sem expor nomes nem fotos, explique o que as pessoas precisam saber sobre o tema.


Forneça todo o cuidado após as consultas e procedimentos


Pessoas com diabetes tendem a ter problemas de cicatrização, além de propensão a quadros infecciosos. Por isso é fundamental um cuidado extra quando você atende esse tipo de paciente.

Envie uma mensagem após os procedimentos, acompanhe de perto, pergunte como a pessoa está caso ela não tenha aparecido no consultório ultimamente. Utilize toda a sua expertise para identificar possíveis problemas que são típicos do quadro diabético e tratar antes que virem algo mais grave.

As mensagens SMS são uma boa opção para isso. No Dentista Organizado você envia mensagens aos seus pacientes de forma simples e prática, mantendo esse relacionamento e prestando todo o apoio para quem precisa.


Não reduza o paciente à sua condição de saúde


É fundamental ouvir e reconhecer os desafios de cada paciente, mas é importante não reduzir a pessoa à caixinha de "diabéticos". Ou seja, preste todo o apoio e atenda da melhor forma possível levando em conta a diabetes, mas veja a pessoa como um todo: seus gostos, personalidade, hábitos.

Falar apenas sobre a doença do paciente pode não tornar a consulta tão agradável. Tenha curiosidade de saber mais sobre ele: onde mora, como conheceu seu consultório, o que gosta de fazer, que música gosta de ouvir, etc.

Criando uma conexão com o paciente, você eleva o nível de confiança e melhora os resultados do tratamento de forma geral!



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