Novo

Como não deixar os gastos de fim de ano prejudicarem seu consultório

Como não deixar os gastos de fim de ano prejudicarem seu consultório

Fim de ano muitas vezes significa aumento de gastos, tanto para as pessoas físicas quanto para as empresas. Se você é um dentista empreendedor, já sabe que essa época traz diversos custos. São eles:

Décimo terceiro e férias da equipe;
Brindes de fim de ano para os pacientes;
Decoração natalina do consultório;
Confraternizações.

Esses são apenas alguns exemplos dos gastos extras que surgem entre novembro e dezembro. Muitas vezes, os dentistas não planejam o suficiente e precisam improvisar para que esses custos não prejudiquem a saúde financeira do consultório. Confira as nossas dicas!


Economize com essas dicas


Alguns custos são inevitáveis e obrigatórios, como o décimo terceiro, por exemplo. Porém, você pode diminuir seus gastos com a sua campanha de fim de ano e presentes. Se não quiser algo personalizado, você pode se associar a outros dentistas para comprar brindes em quantidade maior e pagar menos por unidade.

Já a decoração de Natal pode ser a que você usa em casa, sem necessidade de comprar itens novos se o orçamento está apertado. Em relação às confraternizações de fim de ano, o jeito é pesquisar bem antes de decidir entre um coquetel, jantar, experiência divertida com a equipe. Muitas vezes um momento de descontração no próprio consultório pode ser a opção mais econômica, no intervalo de almoço ou após o expediente.

Outra forma de economizar é usando um software especializado para dentistas. Você pode enviar mensagens SMS de Boas Festas sem custos extras, por exemplo. É uma forma de entrar no espírito de fim de ano usando a tecnologia a favor do seu bolso.


Aprenda a negociar com fornecedores


A negociação é uma habilidade essencial, mas que não se aprende na faculdade de odontologia. Pratique-a negociando com seus fornecedores neste fim de ano. Proponha o prazo de pagamento que fique melhor para você, peça descontos ao comprar em quantidade ou indicar o serviço para amigos, etc.

Uma festa corporativa de fim de ano ou uma centena de brindes podem ter um orçamento alto, mas muitas vezes as empresas já estão preparadas para este momento de negociação. Não tenha medo de fechar bons negócios para você!


Quando recorrer ao crédito


Pode ser que o fim de ano tenha chegado e seu consultório não tenha se preparado financeiramente. Quando o assunto é o salário e férias da sua equipe, não tem como fugir desses gastos. Então uma alternativa é recorrer ao crédito disponibilizado pelos bancos e fintechs para as empresas.

Essa estratégia vale a pena quando você está otimista em relação ao futuro do seu consultório. Pedir um empréstimo quando você tem poucos pacientes e não sabe como vai ser a agenda do mês que vem pode ser arriscado.

Porém, se você analisa os seus números, vê que pode contar com uma receita previsível e recorrente, e tem feito um bom trabalho para atrair e reter pacientes, pedir um empréstimo pode ser a melhor saída.

Avalie bem, compare juros e taxas e converse com outros empresários para pedir indicações de boas instituições para este momento.



Você precisa ler também