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Como amenizar a ansiedade de seus pacientes: confira as dicas

Como amenizar a ansiedade de seus pacientes: confira as dicas

Quem nunca atendeu um paciente com “medo de dentista” que atire a primeira pedra. A ansiedade odontológica e a odontofobia são questões relativamente comuns e estão longe de serem uma “frescura”, como muitas pessoas tendem a se referir sobre o problema.

Todo profissional da saúde, que já se deparou com clientes ansiosos e fóbicos, sabe que, as questões que envolvem crises de ansiedade e fobia dentro do consultório, são questões muito importantes e devem ser tratadas de forma empática e com muita sensibilidade, pois sabemos bem que, é muito mais fácil manter um cliente do que conquistar clientes novos.

Então a seguir confira algumas dicas que você, profissional da odontologia, pode seguir para passar mais segurança para seu cliente que sofre de alguns destes problemas.


Empatia é a palavra de ordem


Começar por tentar entender de onde vem o problema e quais os gatilhos que despertam a ansiedade do seu cliente, já é um bom começo.

Entenda que, o medo do seu cliente não é algo racional, e além disso, a maioria das ferramentas são objetos pontiagudos ou cortantes, o que já desperta o sofrimento antecipado do medo de sentir dor.

A conversa antes da consulta é sempre uma boa opção.


Invista na humanização da sua clínica


Sua clínica não precisa parecer um hospital. Obviamente que dentro do consultório, deve existir um padrão, pois se trata de um local que cuida da saúde. Mas a recepção, pode sim ser um local diferente.

Ofereça para o seu cliente, na recepção, um ambiente aconchegante, com cores alegres, cadeiras confortáveis, uma boa programação de TV, enquanto esperam.

Um ambiente bem pensado reduz o estresse do cliente na sala de espera.


Não deixe o cliente esperando muito


É possível que, com organização, se reduza o tempo que cliente vai ficar aguardando ser atendido, e além de ser uma boa prática para clientes ansiosos ou fóbicos, ainda resulta numa estratégia de marketing excelente para o seu negócio.


Invista em coisas que distraiam seu cliente


Bolinhas para estresse, por exemplo, são objetos simples e baratos que você pode disponibilizar ao seu cliente durante a consulta.

Outra dica interessante é a música no consultório para tirar um pouco a atenção do cliente do som do motorzinho da ferramenta de trabalho.


Seja profissional e passe segurança


É importante que se explique os procedimentos e os porquês deles, sempre de forma clara.

Jamais minta para o cliente. Passe segurança, mostre que sabe exatamente o que está fazendo, pois ter a confiança do cliente é fundamental para que ele colabore com os procedimentos e fique menos ansioso.

Tratar de clientes ansiosos e fóbicos não é uma tarefa muito fácil, mas uma vez que você os trate com o devido respeito e atenção, as chances de ter um cliente fiel ao seu atendimento aumentam exponencialmente.

Lembre-se: o cliente é o foco de todo o atendimento, então faça tudo que for possível para que ele se sinta acolhido e como consequência, você será muito bem recomendado.



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