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Dono de clínica: 4 dicas para não ser um chefe tóxico

Dono de clínica: 4 dicas para não ser um chefe tóxico

Hoje em dia é mais do que sabido por todo empreendedor que uma boa liderança motiva a equipe, aumenta a produtividade e até a satisfação do cliente final. Então, se dedicar a ser um bom gestor tem um impacto no negócio como um todo, melhorando o bem-estar de toda a equipe.

Isso tem ainda mais importância na área da saúde. Sua equipe precisa passar segurança e sensações boas a cada paciente que chega. Claro que discordâncias são normais, e conflitos também. Mas o abuso de poder pode lhe tornar um líder tóxico, deixando seus colaboradores desmotivados e até doentes. Como evitar isso?


Ter empatia com sua equipe


Fatores externos influenciam no nosso desempenho. Para ser um melhor chefe, você precisa entender que você já esteve nessa posição e entender melhor o significado de empatia. Busque ficar atento e entender quando alguém na sua clínica não está bem.

Fatores como problemas pessoais e de saúde sempre irão fazer parte de nossas vidas, e estarão presentes em nosso ambiente de trabalho. Uma possível queda de produtividade ou motivação pode ter relação com algo que aconteceu dentro de casa, então não ache que seu colaborador se virou contra você.


Ter uma boa oratória


Quanto maior a clareza da mensagem passada, mais seus funcionários vão estar na mesma página que você e ter um padrão nos seus comportamentos. Como um dentista líder, a responsabilidade de repassar os seus planos e prioridades é uma das suas diversas funções.

Não subestime e os detalhes e não pense que algumas coisas são óbvias, afinal o óbvio também precisa ser reforçado. Dicas de etiqueta, de atendimento ao paciente, de cuidado com as salas e de vestimenta sempre devem ser relembradas.

O líder tóxico é aquele que deixa as piores situações acontecerem, para então reagir (de uma forma muitas vezes violenta). Então estar atento e não deixar os pequenos problemas crescerem é a chave da gestão da sua clínica.

Boas ferramentas de comunicação também são aliadas do dentista que é chefe. No Dentista Organizado você consegue criar campanhas de SMS não só para pacientes, mas também pode criar uma lista com sua equipe. Que tal incluir os recados e lembretes por SMS na cultura da sua clínica?


Seja coerente com seus valores


Você já deve ter ouvido a frase: ?Ética é como agimos na presença da sociedade, caráter é quando estamos a sós ou com alguém?. Ou seja, quando há uma mudança de comportamento conforme as pessoas que estão na sua clínica, seu time percebe.

Não seja o líder que é de uma forma quando os clientes estão perto e se transforma quando está somente ele e a equipe. Seja coerente, não guarde sua gentileza apenas para quando os clientes estiverem por perto.


Invista no autoconhecimento


Quanto mais você se conhecer, mais vai saber que tipo de situação faz você se exaltar ou deixa você ansioso. E quanto mais você souber isso, mais poderá agir para que sua rotina flua sem momentos de grande estresse.

Além disso, você precisa conhecer seus pontos fracos. Digamos que você é uma pessoa impulsiva e quer resultados imediatos no seu negócio. Ter colaboradores que sejam mais racionais e bons planejadores é uma grande dica para encontrar o equilíbrio.

Também atue nesses pontos em que você tem menos conhecimento. Quanto mais você buscar aprendizados e se desenvolver, mais vai poder ensinar à sua equipe e todos vão crescer juntos.



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