5 passos para se tornar um mentor de novos dentistas
Em qualquer área de atuação, existem mentores que focam no desenvolvimento pessoal e profissional de quem quer crescer. Com a chegada da internet e sua influência nos meios profissionais, ficou mais fácil de ensinar outros a trilhar o mesmo caminho que já passamos. Aqui traremos maneiras de facilitar o processo para ser um mentor. Vamos começar pelas dicas indispensáveis para o seu começo nessa nova carreira.
1 - Invista nas redes sociais e tenha um site
Quando falamos em ser ativo nas redes sociais, são diferentes técnicas e estratégias que variam de acordo com o seu objetivo nas redes. Para alguém que procura resultados em curto prazo. O ideal seria investir em anúncios, principalmente no Instagram, que é onde os empreendedores são geralmente mais ativos e procuram por mentorias.
Já o site vai passar credibilidade e vai reunir as informações que vão fazer o novo dentista investir na sua mentoria ou não. Quando trabalhar melhor o site, poderá investir para que ele apareça no Google, já que o mecanismo de busca é um grande aliado de quem busca serviços na internet.
2- Mostrar que está preparado
Você não pode ensinar ninguém se não obteve resultados para você mesmo. Então, antes de tudo, mostre nas suas redes sociais o que você já conquistou com seu próprio consultório ou clínica odontológica.
Também mostre que seu trabalho passa longe do amadorismo. Insira em seus stories e publicações as ferramentas que já usa. Falar sobre o software odontológico que você usa, por exemplo, demonstra que você é profissional e tem boas dicas de ferramentas digitais para ensinar.
3- Trabalhe sua inteligência emocional
Na hora avaliar um mentor, é de se preferir que seja uma pessoa calma, com controle próprio. Não deve extrapolar os limites e faltar com o respeito com aquele que o acompanham. A mentoria é diferente da terapia, mas deve seguir alguns comportamentos padronizados. Alguns atributos da inteligência emocional são: liderança, empatia e motivação.
Também é importante não se colocar no centro de tudo: o foco é os seus mentorados, os novos dentistas. Em suas lives, palestras e demais vivências mostre que você sabe ouvir e está de fato interessado na história de quem procura a sua ajuda.
4- Faça com que se sintam seguros com você
Tenha em mente uma espécie de avaliação para o primeiro encontro com cada mentorado. Crie parâmetros para se pensar em modelos a serem melhorados, amplificados e trabalhados, e a evolução será reconhecida com maior naturalidade.
Mostre também que você está sempre estudando e investindo em você mesmo: só assim as pessoas vão confiar que o caminho para ter um consultório de sucesso é ouvindo tudo o que você já aprendeu e vivenciou.
5- Continue!
Dados os quatro primeiros passos e os seguindo, é questão de tempo até que novos dentistas cheguem nas suas redes sociais e tenham interesse pelo seu trabalho.
Neste tempo, procure fortalecer o seu desenvolvimento pessoal e não se economizar no conteúdo gratuito: encante por meio de lives, podcasts, artigos e vídeos para mostrar o seu conhecimento.