Novo

Checklist: marketing do consultório, o que não posso esquecer?

Checklist: marketing do consultório, o que não posso esquecer?

A correria do dia a dia no seu consultório ou clínica lhe impede de pensar estrategicamente e investir tempo em ações de marketing? Nada melhor para isso do que ter listas e organizar as tarefas de acordo com o seu tempo disponível.

Esse post é um exemplo de checklist com ações relativas ao marketing do seu consultório que podem ajudar a reforçar a sua marca como dentista, atrair novos pacientes e fidelizar os antigos. Se você está comprometido em ser um profissional mais reconhecido, nós recomendamos que você siga esses passos.

Você pode imprimir essa lista, anotar as tarefas em uma agenda ou fazer uma lista em softwares de gestão de tarefas, como o Trello ou o Asana. Você não precisa seguir essa checklist como está, priorize as estratégias que você acha mais importantes para o seu consultório, pode ser construir uma marca, fidelizar pacientes, etc.

Tarefas diárias



Posts no Facebook e Instagram

A frequência ideal de postagens em redes sociais como o Facebook e Instagram é de um a dois posts por dia. Descubra os horários em que seu público está mais conectado e programe seus conteúdos. Normalmente, os melhores horários para publicações são o horário de almoço e à noite, mas isso pode variar conforme a página.

Monitorar menções e comentários

Faça uma busca rápida das menções ao seu consultório nas mídias sociais e saiba o que as pessoas estão falando de você! Curta e comente as postagens de pacientes felizes com seus resultados, além de check-ins feitos no seu consultório. Se for o caso de comentários negativos, leve a conversa para um chat privado.

Interagir com seus pacientes


Marketing Odontológico nas Mídias Sociais


Siga de volta as pessoas que seguem os perfis do seu consultório nas mídias sociais e interaja com essas pessoas, curtindo e comentando seus posts. Dessa forma, os seus pacientes nunca se esquecerão de você. Isso também vale para perfis de pessoas que ainda não são suas pacientes, mas pertencem ao seu público-alvo.

Tarefas semanais



Gravar um vídeo para as redes sociais

Você pode produzir um vídeo para o Facebook e Instagram ou para o Youtube. Se for optar pelo Facebook e o Instagram, lembre-se de que os vídeos devem ser curtos e provavelmente irão ser assistidos sem áudio. Já as produções para o Youtube podem ser mais longas e devem ser mais bem produzidas e editadas.

Criar imagens em sites ou softwares de design

Utilize o Canva ou o Picmonkey para criar imagens do tamanho ideal para cada rede social. Faça montagens de fotos do seu consultório, imagens suas e fotografias de bancos de imagem gratuitos. Uma imagem atrativa gera muito mais engajamento nas mídias sociais e pode gerar compartilhamentos, tornando o seu consultório mais conhecido nas redes.

Escrever um post de blog

Se o seu consultório ou clínica já conta com um site, produza conteúdos semanais para aparecer entre as primeiras buscas do Google. Tire dúvidas de seus pacientes, crie textos sobre suas experiências e fale sobre os benefícios dos tratamentos que você oferece. Alguns exemplos de temas são as principais dúvidas sobre procedimentos ou os casos em que é necessário realizar um determinado tratamento.

Tarefas mensais



Criar uma campanha de SMS marketing

Utilize o seu software odontológico para criar uma campanha de SMS marketing e enviar para todos os seus pacientes. Você sabia que esse tipo de mensagem tem uma taxa de abertura de 98%? Envie um conteúdo relevante, como uma dica de saúde bucal, e incentive as pessoas a realizarem uma nova consulta.

Utilizar datas comemorativas

Identifique a data comemorativa mais próxima, como Dia das Crianças, Dia do Amigo, entre outras e crie conteúdo para as suas redes sociais e para suas campanhas de SMS marketing. Você pode se inspirar nas dicas que publicamos para o Dia dos Namorados na odontologia.

Descobrir uma nova rede social

Marketing digital vai muito além de Facebook e Instagram! Que tal se aventurar em uma rede social nova? Você pode utilizar o Youtube, o Pinterest, o Snapchat, o Twitter, o Medium, entre outras mídias. Faça testes e descubra onde você terá mais alcance e engajamento.

Encontrar influenciadores digitais

Fazer campanhas de marketing com influenciadores digitais pode ser uma boa opção para aumentar o alcance da sua marca. Você pode comprar o espaço nas mídias dessa pessoa, como um post pago no Instagram, ou oferecer uma parceria em forma de tratamento. Porém, é muito importante que esteja sinalizado no perfil do influenciador que se trata de uma publicidade.

Realizando essas ações, você pode aumentar o seu número de pacientes e a força da sua marca de uma maneira muito rápida e com poucos custos! Para começar a enviar mensagens SMS para seus pacientes gratuitamente, faça um cadastro no Dentista Organizado e teste o sistema durante 15 dias sem custo.



Você precisa ler também