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Benchmarking para consultórios odontológicos: como fazer

Benchmarking para consultórios odontológicos: como fazer

Você sabe o que é benchmarking? Trata-se de uma estratégia de análise da concorrência e serve para você reconhecer os erros e acertos que está cometendo em seu consultório, além de buscar melhores práticas para o seu trabalho.

Benchmarking é basicamente se inspirar nos processos de outras empresas. Muitas vezes são analisados os concorrentes, mas isso não quer dizer que você não possa ter como referência outras instituições, da área da saúde ou não.

Em quem você pode se inspirar

Existem várias fontes de informação para você iniciar um processo de benchmarking no seu consultório odontológico: outros dentistas, que atuam na sua especialidade ou não, pessoas que trabalham com você, outras empresas na área da saúde ou empresas de outros setores, que sejam do mesmo porte que o seu consultório.

O cineasta Francis Coppola sintetizou em uma frase o que significa fazer um benchmarking:

"Queremos que você pegue de nós. Queremos, primeiro, que você roube de nós porque você não sabe roubar. Você vai pegar o que damos e colocar na sua própria voz, e é assim que encontrará sua voz. É assim que se começa. E então um dia alguém vai roubar de você".

Tenha um objetivo

Antes de começar a analisar seus concorrentes diretos ou indiretos, você precisa ter um objetivo para o seu processo de benchmarking, se não ficará muito fácil perder o foco (e perder tempo com análises desnecessárias).

Saiba o que dentro do consultório precisa ser melhorado, seja o atendimento, a estrutura, o marketing ou a gestão. Também é importante ouvir a opinião dos pacientes nesse momento. Realize uma pesquisa de satisfação e descubra com qual aspecto do consultório seu público está menos satisfeito.

Benchmarking é parceria entre profissionais

O benchmarking se diferencia da pesquisa de concorrência porque tem como objetivo melhorar processos internos, e não apenas aumentar os lucros. É realizado principalmente em um clima de parceria, em que consultórios se dispõem a compartilhar informações com outros profissionais. Não se trata de espionagem, mas uma troca de conhecimento.

Dentro da odontologia, você pode buscar melhorias com seus concorrentes quando o assunto é o uso de tecnologia, a comunicação com pacientes, as formas de se fazer marketing, a decoração, entre outros aspectos. Essas informações não são difíceis de obter e você pode aplicar as melhorias em seu consultório da forma que achar melhor.

Análise das redes sociais da concorrência

A forma mais fácil de você realizar um benchmarking agora mesmo é analisar as mídias sociais dos consultórios que são seus concorrentes. Dê uma olhada nos perfis da concorrência no Facebook, no Instagram, no Youtube e também visite o site de cada um.

Analise a frequência de postagens em cada rede social e de posts no blog, se houver. Veja quantas vezes na semana há conteúdo novo, além dos horários de publicação. É muito importante também ver que tipo de conteúdo está sendo criado pela sua concorrência. São dicas de saúde bucal, conteúdos mais humorísticos, mais motivacionais?

Utilização de tecnologia nos consultórios

Procure descobrir, por conversas ou por meio de buscas na internet, quais são os softwares e ferramentas online mais utilizados por dentistas que são uma referência na área. Veja qual software odontológico seus concorrentes usam para registrar as consultas, as despesas, os valores a receber e para se comunicar com pacientes.

É muito importante criar um arquivo no Google Drive, ou uma lista no Trello, com todas as ideias que você tiver durante o processo de benchmarking. Anote cada consultório (ou outras empresas) que você analisar e o que você percebeu que pode colocar em prática.

Como colocar as melhorias em prática

O último passo é criar um plano de ação para colocar em prática todas as melhorias necessárias no seu consultório. Defina uma meta, tenha um prazo e crie pequenas tarefas que serão realizadas semanalmente ou diariamente. Também é importante estabelecer um limite para o orçamento que será investido nesse processo.

Depois é só analisar os resultados dessa evolução e não parar por aí! Tenha o hábito de analisar a sua concorrência com frequência e esteja sempre melhorando os seus processos internos. O ideal é realizar pesquisas de satisfação com seus pacientes a cada seis meses. Para conferir mais conteúdos e dicas exclusivas para melhorar a gestão do seu consultório odontológico, baixe agora o nosso e-book.



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