Novo

A psicologia das cores no seu consultório

A psicologia das cores no seu consultório

As cores que você utiliza no seu consultório (seja na decoração, nas roupas e em sua comunicação) têm um grande impacto sobre a percepção que os pacientes têm de você. Se o seu consultório ainda não tem uma identidade visual, confira as nossas dicas para não errar na escolha.

É um fato que, mesmo inconscientemente, escolhemos determinados produtos ou serviços simplesmente pela aparência do item ou da marca. É por isso que você deve investir pelo menos um pouco de seu tempo para construir uma marca que atraia mais pessoas para o seu consultório. Além disso, ela deve transparecer a mensagem que você quer passar aos pacientes.


As cores na área da saúde


Quando pensamos em consultórios ou clínicas sempre pensamos nas mesmas cores, não é mesmo? As cores branco e azul, por exemplo, são muito utilizadas nesse tipo de estabelecimento. Você pode sim adotar outra cor para o seu consultório, mas lembre-se de nunca estar muito longe desse padrão. Também leve em conta que o vermelho não deve ser usado nessa área profissional.

Se você for optar por uma cor mais vibrante, como por exemplo, o rosa, misture esse tom com outros mais neutros, como branco ou cinza. Muitas cores fortes não combinam com o tom mais neutro e sério dos serviços relacionados à saúde.

Outra coisa que todos os profissionais da saúde, e principalmente dentistas, devem considerar é que o ambiente do consultório pode ser intimidador por natureza. Muitas pessoas têm medo de dentista, então busque amenizar esse sentimento utilizando cores que deixam as pessoas mais relaxadas.

O branco, por exemplo, passa a sensação de serenidade, de calma e também de limpeza. É uma ótima cor para utilizar em seu consultório, mas se certifique de que haja outros tons no ambiente, para que o local fique mais acolhedor.

Para passar mais confiança e credibilidade para seus pacientes, qualidades muito valorizadas em um profissional da odontologia, você pode utilizar a cor azul. Essa cor é utilizada em consultórios e clínicas nos mais variados tons. Ela também pode tornar o seu consultório um ambiente mais tranquilizante.

O rosa também é muito utilizado na odontologia. Um exemplo são as clínicas com fins mais estéticos, que dão mais importância à beleza. Já o rosa mais claro é utilizado em consultórios e clínicas de odontopediatria, por transmitir uma ideia de inocência e pureza. Quando o foco são as crianças, é válido fazer misturas de cores para deixar o ambiente mais alegre.

Já o verde é outra cor muito utilizada na área da saúde. Passa a sensação de tranquilidade, estabilidade e vitalidade. Também é uma cor muito associada à sustentabilidade. O verde pode estar presente no seu consultório com a presença de plantas, que deixam o ambiente mais agradável e menos intimidador.


A identidade do consultório no marketing


Depois que você já escolheu a sua paleta de cores, levando em consideração a mensagem que quer passar aos pacientes e quem é o seu público-alvo, utilize esses tons na decoração. Também é valido utilizar no uniforme da equipe e nas peças de marketing.

Escolha cinco ou seis cores que poderão ser utilizadas nas imagens que você produzir e fique com elas. Assim, você não precisa utilizar sempre a mesma cor, mas ainda mantém uma coerência, pois haverá um padrão nos seus conteúdos.

Utilize a paleta de cores escolhida no site do consultório, nos posts de redes sociais e em outros materiais, como banners dentro do ambiente e cartões de visita. Quando for contratar um profissional para elaborar uma peça gráfica para você, envie a ele as cores já utilizadas para que o padrão seja mantido.

Se você ainda não tem uma paleta de cores e não sabe como começar a montar a sua, um bom site para isso é o Coolors. Você pode clicar em Explorer e descobrir diversas combinações de cores para escolher a que mais combina com a proposta do seu consultório. Ao clicar sobre elas, você já terá o código que será necessário para repetir a cor em criações gráficas.

Monte sua paleta de cores

Claro que a construção da paleta de cores do zero é válida se você ainda não um logotipo. Caso você já tenha, mantenha a cor utilizada nele e adicione outros tons, que possam ser utilizados junto com o logo em materiais. Se você ainda não cria imagens para as suas redes sociais, além de cartões e outros itens, você não precisa ser um designer para isso! O site Canva é gratuito e conta com diversos modelos prontos.

Com essas dicas, o seu consultório terá uma marca muito mais forte e atrairá mais pacientes! E para melhorar ainda mais a sua forma de fazer marketing, leia também nossas dicas de como fazer benchmarking com outros dentistas, como aprimorar sua imagem pessoal e como utilizar a tecnologia a seu favor.



Você precisa ler também