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Aprenda com as principais reclamações sobre consultórios odontológicos

Aprenda com as principais reclamações sobre consultórios odontológicos

"Os tolos dizem que aprendem com os seus próprios erros; eu prefiro aprender com os erros dos outros". Essa frase de Otto Von Bismarck pode ser uma grande referência para você, dentista, que tem muito a aprender com consultórios concorrentes.

Principalmente se você está começando o seu consultório agora, estudar a sua concorrência e outros dentistas com um nicho diferente do seu pode ser muito válido para ter uma carreira de sucesso. Parte disso é analisar os erros que os outros profissionais da odontologia estão cometendo.

Claro que ouvir os próprios dentistas é ótimo, por meio de palestras, artigos, entre outros. Mas você pode saber todos os pontos fracos de outros consultórios ouvindo aqueles que mais interessam para você: os pacientes. E as opiniões deles estão por toda a internet!

Tendo como base as reclamações publicadas por pacientes no site Reclame Aqui, abaixo você confere alguns dos erros de dentistas e profissionais da área que são os mais comentados. Aprenda com esses erros e previna-se de ir pelo mesmo caminho.

Falta de clareza na comunicação

A origem de muitas reclamações sobre consultórios odontológicos são os mal entendidos, principalmente quando o assunto são coisas mais burocráticas, como taxas ou tempo de duração de cada tratamento. Quanto mais informado seu paciente estiver sobre os procedimentos, melhor.

Quando o assunto são contratos e documentações, deixe claro para o paciente o que é necessário e os motivos. Também especifique, antes da assinatura, qual é o período de vigência do contrato e qual é a taxa para cancelamento, se houver. Muitos pacientes só se dão conta dessa informação quando surge o desejo de fazer o cancelamento.

As confirmações de consultas também são ótimas aliadas dos dentistas e evitam mal entendidos. Se for o caso de você não conseguir atender o seu paciente no horário marcado, é fundamental que ele receba um aviso com antecedência.

Não faça as pessoas irem até o seu consultório para descobrirem que não serão atendidas, assim você corre o risco de os pacientes não retornarem. Para avisar sobre a necessidade de adiar a consulta, envie uma mensagem SMS ou ligue para o paciente. E-mails são arriscados, pois podem cair na caixa de spam.

Atendimento de má qualidade

Outro aspecto importante relativo à comunicação é que você deve prestar atenção ao paciente, afinal seu objetivo não é que ele se sinta desrespeitado. Seja pessoalmente ou por telefone, busque sempre ouvir antes de falar, para não passar a impressão de arrogância. Também procure resolver o problema da pessoa, ao invés de argumentar e tentar provar quem está certo.

Cuide também o teor do que você conversa com seus pacientes. Conversar é ótimo para tranquilizar quem está mais apreensivo, mas também pode prejudicar sua imagem. Procure não falar mal de outros pacientes ou de seus colegas dentistas. Muitos elogios também devem ser evitados, pois podem constranger seu paciente ou ser interpretados como assédio.

Promessas que não são cumpridas

Apenas informe seu paciente sobre os serviços que você tem certeza que ele terá acesso em sua clínica, consultório ou hospital. Se você, por exemplo, tem apenas um dentista que atende durante a noite, não diga ao seu paciente que ele sempre terá acesso ao atendimento nesse horário. Afinal, pode ocorrer que a pessoa necessite do serviço quando o dentista não está disponível.

Quando o assunto são os resultados de um tratamento, todo o cuidado é pouco. Não crie muitas expectativas em seus pacientes sem ter certeza sobre o que você está falando. Procure não falar sobre os benefícios que o paciente pode ter ao usar um aparelho ortodôntico se você ainda pode descobrir que ele não pode iniciar esse tipo de tratamento no momento.

Reclamações na Odontologia

É importante sempre se prevenir desse tipo de situação, mas tenha em mente que eventualmente erros e mal entendidos podem acontecer! Nesses casos, procure sempre responder às reclamações de seu paciente e deixa-lo mais satisfeito. Se o seu atendimento for eficiente nesse momento, você pode reverter o dano à sua imagem e ainda conquistar esse paciente.

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