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Como fazer uma pesquisa de satisfação para o consultório em 5 passos

Como fazer uma pesquisa de satisfação para o consultório em 5 passos

"Seus mais insatisfeitos clientes são sua maior fonte de aprendizado". Essa frase de Bill Gates diz muito sobre como você deve tratar as opiniões de seus pacientes, principalmente aqueles que dizem coisas que você não quer ouvir. As maiores reclamações podem ser o estímulo que faltava para você se destacar na odontologia.

Descobrir o que o seu público pensa sobre o seu atendimento, a estrutura do seu consultório, a qualidade de seus serviços, o preço, entre outros fatores é fundamental. Muitos pacientes, quando fazem questão de expressar uma opinião, vão até as redes sociais. Porém, isso pode ser prejudicial à sua imagem, dependendo do teor da reclamação.

Por isso, o ideal é que você esteja disponível para ouvir as manifestações de seus pacientes sempre em modo privado. Uma ótima forma de fazer isso é criar uma campanha de satisfação utilizando mensagens SMS. A maior vantagem é que a resposta pode ser gratuita para o paciente e isso é um estímulo para você receber mais opiniões. Além disso, o SMS tem taxa de abertura de 98%, ou seja, praticamente todos os pacientes lerão pelo menos a sua pergunta.

Cadastre os seus pacientes em seu software

O primeiro passo, claro, é ter os números de telefone celular de cada paciente, afinal você irá enviar mensagens SMS a eles. No software odontológico Dentista Organizado, você coloca essa informação ao incluir um novo paciente.

Além do número de telefone, você preencherá a ficha completa de cada pessoa, para que seja de fácil acesso, junto com o prontuário. Quanto mais informações você tiver de seu paciente, melhor. Informe também a data de aniversário de cada pessoa, assim o sistema poderá enviar uma mensagem automática de felicitações.

Redija uma mensagem que incentive respostas

Campanhas de SMS no Dentista Organizado

A sua mensagem deve ter, no máximo, 160 caracteres, então seja objetivo na hora de pedir opiniões para seus pacientes! Outra coisa a se levar em consideração é que acentos ou caracteres especiais podem não ser lidos corretamente por alguns aparelhos, então é melhor evitar o uso.

Pense se você quer opiniões sobre o consultório como um todo ou sobre coisas específicas, como a qualidade do atendimento ou a satisfação com os resultados dos procedimentos realizados. Você pode, na mensagem, dar opções, como "ruim", "bom" e "ótimo" ou apenas pedir para o paciente responder o SMS com uma nota de 0 a 10.

Certifique-se de que você tem créditos de SMS

Antes de fazer a sua pesquisa de satisfação é necessário ter planejamento. Saiba se você irá enviar a mensagem apenas para um grupo de pacientes ou para todas as pessoas que você tem um sua base de dados. A partir disso, calcule quantos créditos de SMS você precisará ter em seu software.

Lembre-se de que é necessário ter dois créditos para cada pessoa, afinal o envio da pergunta e o recebimento da resposta serão custeados por você, para maior comodidade do paciente. No teste gratuito do Dentista Organizado, você tem acesso à plataforma e pode enviar 50 mensagens sem custo.

Analise as respostas dos pacientes

Pesquisa de Satisfação para Dentistas

As respostas de sua pesquisa de satisfação estarão disponíveis no software. Vá ao menu Marketing, clique em Campanhas Realizadas e selecione a pesquisa de satisfação que você realizou. Aparecerão todos os dados, como o número de envios e erros (se for o caso), e as respostas estarão abaixo.

O ideal é que você passe essas informações para outro local, como uma planilha. Você utilizará essas respostas para elaborar o seu plano de ação para implementar as melhorias necessárias no seu consultório. Também é importante que toda a sua equipe tenha acesso aos resultados.

Aplique melhorias no consultório

Agora que você já sabe o que os seus pacientes têm a dizer sobre o seu consultório, é hora de aplicar as melhorias sugeridas (e melhorar o que já está bom!). Analise as sugestões ou notas recebidas e veja o que é possível fazer, com os recursos que você tem no momento.

É importante que todos no consultório estejam engajados na melhoria para sempre buscar a excelência. Documente tudo o que você deseja fazer e coloque prazos, pois isso também serve como motivação. Ao final do processo, reconhecer quem auxiliou nas melhorias é fundamental.

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