Novo

Dentista, saiba mais sobre a odontologia do esporte!

Dentista, saiba mais sobre a odontologia do esporte!

Dentistas atendem diversos tipos de pacientes todos os dias, com as mais diferentes necessidades.

Um grupo de pessoas que requer um cuidado odontológico especial são os atletas, por isso o dentista deve estar atento para conhecer as atividades físicas praticadas pelos pacientes e dar uma melhor orientação sobre os cuidados com os dentes e tratamentos.

A odontologia do esporte é uma área de atuação em que dentistas investigam a influência da saúde bucal no desempenho de atletas, pois infecções orais podem gerar problemas de saúde em todo o organismo.

Em 2012, foi fundada a Academia Brasileira de Odontologia do Esporte, a ABROE. Em 2015, a especialidade foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Hoje em dia, existem dentistas trabalhando em clubes, confederações e academias.

Alguns profissionais da área são os famosos cutmen do MMA, auxiliando lutadores no tratamento de lesões, ocasionadas com a luta.

Um dos primeiros cirurgiões-dentistas do esporte foi o Dr. Mário Trigo, que trabalhou com a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1958, 1962, 1966 e 1970. Apenas no ano de 1958, o profissional removeu 118 dentes dos atletas da Seleção Brasileira.


A saúde bucal dos atletas


Com um paciente que pratica esporte, seja de forma amadora ou profissional, é preciso ter cuidado redobrado com a recuperação de focos infecciosos.

Essas infecções podem atrapalhar na recuperação de lesões musculares e articulares, causadas pela atividade física.

Outro problema na vida dos pacientes atletas são as alterações na posição dos elementos dentários. Isso pode resultar em uma alteração na respiração e na postura corporal do paciente.

Além disso, a alimentação do atleta é diferenciada, o que exige mais visitas ao dentista. Até mesmo a ingestão de isotônicos pode resultar em problemas na saúde bucal.

O paciente que pratica esportes também deve ser informado de que a presença do terceiro molar, o siso, pode aumentar o risco de fraturas mandibulares nos esportes que exigem mais contato.

Ele também deve conhecer os protetores bucais disponíveis para o caso dele, pois o uso desse equipamento pode amortecer e dissipar as forças transmitidas pelo trauma causado pela atividade física.

Ofereça ao paciente o protetor bucal ideal, que irá proteger os dentes de fraturas e avulsões e irá prevenir lesões nas bochechas, língua e lábios.


Odontologia para Atletas

Deixe seus pacientes informados


Um bom dentista sempre tem registros de seus pacientes. Além das informações básicas como nome, endereço e contato, tenha as informações sobre os hábitos e estilo de vida, como esportes praticados ou hábitos alimentares diferenciados.

Essas informações são úteis para campanhas de comunicação de seu consultório ou clínica odontológica. Você pode, por exemplo, enviar mensagens com dicas de saúde bucal para atletas para os pacientes que se encaixam nessa categoria.

Existem softwares odontológicos que, além de organizarem a lista de pacientes, permitem o envio de mensagens SMS em massa para pacientes em segundos, deixando a comunicação do consultório muito mais barata e rápida.

Uma sugestão é enviar, a cada mês ou 15 dias, dicas especiais para os pacientes que praticam atividades físicas que podem impactar na saúde bucal.

Isso fará com que seu consultório odontológico ou clínica sempre seja lembrado pelos pacientes e fortalecerá os seus laços com eles, garantindo clientes fiéis.



Você precisa ler também