Novo

Como escolher o nome certo para a sua clínica odontológica

Como escolher o nome certo para a sua clínica odontológica

Escolher o nome certo pode ser um fator decisivo para a sua clínica ou consultório odontológico se destacar em meio à grande concorrência. Você sabia que o Brasil é o país com maior número de dentistas no mundo? Por isso, ter uma marca forte é fundamental.


Por que escolher um bom nome


É dessa forma que as pessoas poderão identificar o seu serviço. Se você utilizar apenas "Consultório Odontológico" como nome, dificilmente as pessoas poderão recomendar o seu trabalho para amigos e familiares somente com essa informação.

Um nome bem escolhido também reflete as qualidades e os valores do seu consultório e pode fazer com que você chame mais atenção do que a concorrência.

Alie a escolha de um bom nome com uma identidade visual bem definida, para que você seja notado por todos os seus potenciais pacientes.


O que você deve evitar


Um erro comum é escolher o nome do consultório sem pensar no público alvo. Se pergunte quem são as pessoas que você quer atrair, onde moram, que idade têm, quais são seus interesses, entre outras questões importantes.

Se o seu trabalho é voltado para a odontopediatria, escolha um nome mais leve e divertido, que passe a mensagem de que você atende crianças.

Já se você pretende colocar o seu próprio nome para o consultório, considere se as pessoas no seu entorno já o conhecem e se você um dia pretende expandir a empresa ou não. Se um dia você quiser, por exemplo, criar uma franquia, colocar o seu próprio nome não é a melhor opção.

Algumas coisas que você deve evitar na hora de escolher o seu nome são:

- Nomes muito longos;

- Palavras ou nomes próprios difíceis de pronunciar;

- Dupla interpretação;

- Nomes em outros idiomas cujo significado não tem a ver com seu consultório;

- Palavras difíceis de lembrar.

Para fugir de alguns erros citados acima, você pode investir em siglas, que são fáceis de falar e de memorizar. Essa sigla pode ser com as iniciais de seu nome, ou dos nomes de todos os sócios da sua clínica.

Alguns exemplos de nomes famosos com siglas são C&A, NASA e GM.


Ferramentas e dicas úteis


Fazer um brainstorm é muito importante nesse momento. Essa é a fase em que todas as ideias são anotadas, sem pré-julgamentos.

O ideal é fazer isso com mais pessoas. Se o seu consultório não tiver um sócio, peça para amigos ou familiares lhe ajudarem. Depois que todas as ideias foram anotadas, vá fazendo um filtro e selecione as melhores.

Se você está com dificuldade de gerar essas ideias, utilize a internet a seu favor. Com o "Incrível Gerador de Nomes de Empresa", basta você inserir o seu setor, alguma palavra relacionada ao seu trabalho como dentista e o seu e-mail para receber algumas ideias que podem ser úteis.

Outra ferramenta com o mesmo objetivo é o Gerador de Nomes da Shopify.

A próxima coisa que você deve fazer, depois de listar algumas opções para o nome do seu consultório, é pesquisar. Descubra se já existem empresas com o nome que você quer utilizar na região.

Também procure saber os nomes de todos os seus concorrentes diretos, para não correr o risco de escolher algo parecido. Não se esqueça de fazer uma busca no INPI para ver se a marca escolhida já não está registrada.

O resultado final deve ser um nome original, que não lembre a sua concorrência e que transmita o que você tem de melhor a oferecer aos seus pacientes.

Depois, é partir para a criação do seu logotipo e identidade visual, que são uma parte fundamental da sua marca e podem fazer a diferença na hora de atrair novos pacientes.



Você precisa ler também