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As lições de Steve Jobs aplicadas à gestão odontológica

As lições de Steve Jobs aplicadas à gestão odontológica

Steve Jobs foi um grande inventor e empresário, muito reconhecido pelo seu poder de inovação e sua criatividade, unindo as paixões pela tecnologia e pelo design.

Jobs deixou muitos ensinamentos a pessoas de todas as áreas de atuação e seu conhecimento pode ser muito utilizado por profissionais da odontologia! Confira algumas frases inspiradoras:

"Estou convencido que metade do que separa os empreendedores bem sucedidos de todo o resto é a pura perseverança."

Pode ser que no começo o seu consultório não tenha muitos pacientes ou fique no negativo pelos primeiros anos, mas tudo bem, se você não desistir! O começo é difícil para todos os tipos de empreendedores e só aqueles que persistem conseguem chegar ao sucesso.

"Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas."

Ser empreendedor, principalmente na área da saúde, é uma jornada cheia de desafios. Muitas horas de trabalho, entre cirurgias e atendimentos, fora o tempo gasto com a administração de uma clínica odontológica. Se certifique de que você realmente ama o que faz, para não se arrepender depois.

Quando você está feliz com seu trabalho na odontologia, seus pacientes e sua equipe percebem isso em seu trabalho. Tudo será mais fácil e a qualidade será evidente em cada atendimento.

"Não deixe que o ruído da opinião alheia impeça que você escute a sua voz interior."

Desde o momento em que você decide cursar odontologia até o momento em que abre seu próprio consultório, muitas pessoas irão querer dar opinião, quase sempre bem intencionadas. Tenha em mente, porém, que só você sabe sobre os seus gostos e habilidades. Se empreender na odontologia é o que você deseja, vá em frente!

Isso também vale para a gestão do seu consultório. É importante ouvir as opiniões de pessoas mais experientes, principalmente quando o assunto é a administração de empresas, tema pouco explorado pelos dentistas. Porém, sempre faça o que você considera que é o certo para você.

"Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto."

Muitas vezes, o segredo para um consultório odontológico de sucesso é o empreendedor saber delegar tarefas. Se você é dentista e não se interessa por gestão financeira, ferramentas de marketing, decoração ou identidade visual, delegue essas funções.

É claro que é importante saber um pouco de tudo, considerando que você é o dono do consultório. Porém, não perca a cabeça e se concentre naquilo que você faz de melhor: atender os seus pacientes. O resto deixe na mão de profissionais em quem você confie. Priorizar um trabalho de qualidade, feito por quem entende, não é um gasto e sim um investimento.

"Inovação distingue o líder de um seguidor."

Pense nos motivos que levam seus pacientes a procurarem o seu consultório odontológico e não a concorrência. A resposta para essa pergunta é o seu diferencial. É praticamente impossível ser bem sucedido apenas fazendo o que outros dentistas já fazem.

Exercite a sua criatividade, conheça bem o seu público alvo e tenha um diferencial para o seu consultório. Esse pode ser o atendimento, a estrutura do consultório, a localização, a marca, o relacionamento com pacientes, entre outros. Procure saber para qual desses aspectos o seu público alvo dá mais valor.

Aproveite esses ensinamentos de Steve Jobs e revolucione a gestão do seu consultório! Basta muita persistência, paixão e criatividade para se destacar a fazer seus pacientes sempre retornarem.



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