Novo

A Síndrome de Burnout na odontologia

A Síndrome de Burnout na odontologia

Você sabe o que é a Síndrome de Burnout? Se trata de uma doença ocupacional, muitas vezes ocasionada pelo stress no trabalho. É caracterizada pela sensação de esgotamento, cansaço e falta de realização e pode acontecer entre universitários da odontologia e dentistas profissionais.

A Síndrome de Burnout pode prejudicar, além da vida profissional, também a vida familiar e social dos dentistas, por isso ela deve ser diagnosticada e tratada corretamente. Vale dizer que a doença é mais comum em profissões que lidam com o público, como a área da saúde, educação e segurança.


Por que acontece

O burnout é um esgotamento e tem sua causa no ambiente profissional. A motivação maior é stress no dia a dia de trabalho, devido à pressão, aos prazos, às cobranças, pessoas difíceis, etc. Uma carga exaustiva de trabalho, além do uso excessivo de tecnologia, também podem resultar na Síndrome de Burnout.

Para os dentistas, alguns fatores podem ser agravantes, como a busca constante por aumentar os atendimentos, o acúmulo de empregos, o isolamento profissional e a pressão por resultados que cheguem à perfeição nos sorrisos dos pacientes.


Quais são os sintomas

Alguns dos sintomas mais comuns em quem sofre com a Síndrome de Burnout são:

Cansaço;
Dores musculares e de cabeça;
Maior suscetibilidade a doenças;
Perda de interesse no trabalho;
Insônia;
Alteração no apetite;
Alteração de humor;
Dificuldade em separar a vida profissional da vida pessoal;
Descaso com necessidades pessoais;
Perda da autoestima;
Queda no rendimento.


Como evitar a síndrome

Se você está sentindo alguns dos sintomas mencionados, o recomendado é falar com amigos e familiares, além de colegas de profissão, e procurar um psicólogo. Iniciar uma terapia pode ser benéfico mesmo se você não for diagnosticado com a síndrome, pois é uma forma de prevenção.

Para evitar que a sua exaustão chegue ao ponto de prejudicar a sua saúde e seu rendimento profissional, preste atenção principalmente aos seus hábitos. Procure ter um tempo livre só para você, pratique esportes, tenha um hobby e se dedique a atividades que tirem a sua atenção do trabalho.

A meditação também pode ajudar muito na prevenção da doença. O mindfulness é um processo que ajuda a aliviar o stress e prevenir a exaustão. Trata-se de ter atenção plena no que você está fazendo. Ao focar sua atenção no momento presente, você fica menos ansioso e não deixa as preocupações do consultório lhe acompanharem nos seus momentos de lazer.

Outro fator importante para que o dia a dia no consultório seja menos estressante é delegar funções, como o contato com pacientes, a organização do estoque e o controle financeiro. Você também pode contar com a tecnologia para ter mais tempo na sua rotina. Um software odontológico pode confirmar as consultas automaticamente e lembrá-lo das contas a pagar e a receber, por exemplo.

Para concluir, esteja atento aos sintomas, procure dosar a sua vida profissional (ou acadêmica) e a pessoal e também procure identificar se seus colegas no consultório ou na clínica podem estar passando por essa situação. Por fim, recomendamos que você ouça a playlist do Dentista Organizado feita especialmente para os momentos fora do trabalho.



Você precisa ler também