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Comunicação com os pacientes: SMS ou E-mail?

Comunicação com os pacientes: SMS ou E-mail?

Avisar os pacientes sobre a proximidade de consultas, alterações de horários e de endereço, além de enviar mensagens especiais em datas comemorativas, é essencial para proporcionar boas experiências ao público e crescer a sua clínica.

Existem diversos meios de comunicação atualmente e pode bater a dúvida sobre qual é o melhor para fortalecer o relacionamento com pacientes. Este post tem o propósito de comparar as mensagens SMS e os e-mails, algumas das formas mais comuns de comunicação para dentistas.


Alcance da mensagem

A principal coisa que você quer, quando redige uma mensagem de confirmação de consulta (ou até mesmo desejando um Feliz Natal) é que o paciente leia, certo? Por isso, você deve optar pela forma de comunicação com o maior alcance.

Nesse sentido, as mensagens SMS levam vantagem, pois aparecem na tela do celular do paciente em poucos minutos após o disparo. O aparelho não precisa estar conectado à internet, nem ter determinados aplicativos instalados, para que o paciente leia o conteúdo.

Já com os e-mails, é necessário que a pessoa tenha o hábito de acessá-los frequentemente e também esteja com acesso à internet. Além disso, com os e-mails há outro impeditivo, pois sua mensagem pode cair na caixa de spam e nunca ser lida.

Para concluir o assunto do alcance das mensagens, vale dizer que os SMS têm uma taxa de leitura de 98%, enquanto que um envio de e-mails em massa dificilmente terá mais que 20% de abertura.


Praticidade no envio

A rotina dentro de um consultório ou clínica odontológica pode ser bem agitada e pode não sobrar tempo para a comunicação com pacientes. Se você for optar pelo envio de e-mails, tenha em mente que é necessário cuidar do conteúdo e do design, além de descobrir a melhor ferramenta para fazer o disparo. O ideal é que você tenha uma equipe dedicada a isso.

Se encontrar tempo para essas atividades é um problema para você, opte pelo envio de mensagens SMS. Você pode fazer isso diretamente do software odontológico que você utiliza, como é o caso dos usuários do Dentista Organizado.

A melhor parte é que as confirmações de consultas são automáticas no software. A cada vez que você cadastra uma nova consulta no Dentista Organizado e o telefone do paciente está no banco de dados, ele receberá um SMS um dia antes do atendimento. O paciente pode responder, sem custo, a mensagem para informar se irá comparecer ou não.


Diálogo com o paciente

Além de você querer que os seus pacientes leiam sua mensagem ou e-mail e se lembrem da consulta agendada, ou mesmo se lembrem de você, pode ser que você queira manter um diálogo. É nisso que você deve pensar ao escolher o meio de comunicação ideal para o consultório.

Se optar pelos e-mails, deixe bem claro no conteúdo que a pessoa pode responder, com sua confirmação de presença, pedido de adiamento ou dúvida. Muitas vezes os pacientes podem ter a impressão de que, ao responderem um e-mail, ninguém irá verificar a resposta.

As mensagens SMS estimulam um diálogo, então não é necessário que você convide seus pacientes a fazerem isso. Apenas deixe explícito no SMS que o paciente não precisa ter saldo para lhe responder. Cada SMS de resposta de paciente é descontado de seu saldo no Dentista Organizado, se você utilizar a plataforma.

Lembre-se apenas de que, quando o assunto é comunicação e marketing para o consultório, é fundamental respeitar as regras do Conselho Federal de Odontologia. É proibido, por exemplo, oferecer serviços odontológicos com finalidade mercantil por esses meios. Procure utilizar os e-mails e os SMS para fins mais corporativos, como avisos e mensagens importantes.

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