Novo

O que você precisa saber sobre odontologia veterinária

O que você precisa saber sobre odontologia veterinária

Saúde bucal é um assunto muito amplo, que abrange a prevenção de doenças, tratamentos e procedimentos estéticos. Uma área relacionada a isso que muitas vezes é pouco explorada é a odontologia veterinária, dedicada a cuidar dos dentes dos animais.

Trabalhar com pacientes do mundo animal seria um sonho para você? Saiba mais sobre a profissão de dentista veterinário no Brasil, quais são as atividades e como é possível se tornar um:


Quem pode atuar

A odontologia voltada para os animais não é tratada como uma especialidade, como a ortodontia ou periodontia. Isso quer dizer que é uma coisa separada, afinal a anatomia é muito diferente.

Apesar de os dentistas contribuírem muito para a área, somente pode atuar com nessa profissão quem já é médico veterinário. Os dentistas que querem se especializar nessa área devem primeiro procurar um curso de graduação em medicina veterinária.

É considerado um dentista veterinário aquele profissional de medicina veterinária que realizou um curso de pós-graduação voltado para a odontologia de 500 horas, então esse deve ser o segundo passo.


Principais problemas tratados

O acúmulo de placa bacteriana é o problema mais comum, atingindo cerca de 80% dos cães com mais de cinco anos de idade. A doença é grave e por isso a consulta ao dentista veterinário é importante para prolongar a vida do animal, afinal só assim ele poderá se alimentar de forma correta.

O profissional da odontologia veterinária também realiza procedimentos como raspagem, polimento, implantes e tratamentos periodontais. A extração dentária também faz parte da rotina de quem cuida da saúde bucal de animais.

É de extrema importância a disseminação de informações a respeito da odontologia veterinária. Os profissionais da área devem sempre esclarecer os donos sobre os cuidados com a higiene bucal dos pets, principalmente a escovação, afinal muitas bactérias podem ser transmitidas para os humanos.


Especificidades da odontologia veterinária

As principais diferenças entre tratar do sorriso de seres humanos e de animais estão na anatomia, na fisiologia e nos tipos de tratamento que são realizados. Além disso, o atendimento é bem diferente, afinal os animais muitas vezes devem ser sedados para que possam ser examinados.

O ambiente de trabalho de um dentista veterinário, porém, deve se assemelhar ao de um dentista tradicional. O profissional deve ter à sua disposição um aparelho de radiografia, materiais de endodontia, autoclave e monitores.


PS: Quer uma ajuda para se manter atualizado ou para escolher uma especialização dentro da odontologia? Conheça esses canais de Youtube.



Você precisa ler também