Novo

Como tirar férias sendo um dentista empreendedor

Como tirar férias sendo um dentista empreendedor

No verão, muitas pessoas aproveitam para tirar férias e passar até um mês fora do trabalho. Isso é importante para renovar as energias, além de aumentar a produtividade e a capacidade de resolver problemas. Adiar ou até mesmo evitar as férias não faz bem para os resultados, muito pelo contrário.

Porém, para empreendedores nem sempre tirar férias é uma tarefa fácil. Se você tem o próprio consultório ou está pensando em montar um e tem dúvidas sobre o assunto, continue lendo para já planejar as suas próximas férias com tranquilidade.


Planejando as férias

É fundamental conhecer bem a rotina de seu consultório ou clínica na hora de planejar o próximo período de férias. Acesse os relatórios dos meses e anos anteriores, para saber quais são os períodos com menor fluxo de pacientes.

Também cuide quais são os meses com menor movimentação de dinheiro. Esse é o período ideal para você se afastar do consultório. Tenha certeza de que a equipe terá a capacidade de resolver eventuais problemas ou, se o consultório ficar fechado, de que os pacientes estejam informados.


Possíveis substitutos

Você tem um sócio em seu consultório ou clínica? Procurem tirar férias em momentos diferentes, assim um poderá substituir o outro quando o assunto é resolver pendências ou tomar decisões.

Já se você administra o consultório sozinho, busque por alguém de confiança da sua equipe. Essa pessoa deve saber gerir a agenda, o fluxo de caixa e saber atender bem os pacientes. Também é importante que esse colaborador domine o software odontológico que você utiliza.

Se você tem um contato mais próximo com seus pacientes, é interessante deixá-los avisados sobre a sua ausência. Diga quem estará no seu lugar e os deixe tranquilos, com a certeza de que serão bem atendidos nesse período.


Determine o tempo

Sentiu alguns sintomas da Síndrome de Burnout? Está na hora de pensar em um descanso prolongado do trabalho. Já se você quer uns dias fora para comparecer a um evento, curso, feira ou fazer uma viagem curta, não é necessária tanta preparação.

Um mês de férias, o definido pela CLT, pode ser o ideal para voltar ao consultório renovado e com muitas ideias novas. Porém, caso não seja possível (por falta de um sócio ou equipe bem preparada), considere tirar pequenos períodos de folga durante o ano.


Organização financeira

O dinheiro que irá bancar seu período de férias não pode sair do caixa do consultório, mas de seu salário como dentista. A empresa não pode ser prejudicada por causa de sua vida pessoal. Por isso, planejamento é essencial.

Tenha um valor reservado para o período de férias para cobrir seus gastos pessoais, viagens, cursos, passeios, etc. O ideal é que você não tire esse valor da sua reserva de emergência ou de seus investimentos destinados a outros objetivos.

Para contar com o melhor software odontológico para facilitar a sua rotina no consultório antes e depois das férias, além de poder acessar todas as informações de onde estiver, crie sua conta no Dentista Organizado. Fazendo seu cadastro, você ganha acesso ilimitado ao sistema durante 15 dias.



Você precisa ler também