Novo

A importância da odontologia do trabalho

A importância da odontologia do trabalho

Existem muitas especialidades diferentes na odontologia, que visam tratar e prevenir todos os tipos de doenças bucais. Algumas dessas doenças podem ser ocasionadas pela atividade laboral e por isso surgiu a odontologia do trabalho, ou odontologia ocupacional, reconhecida pelo CFO pela Resolução CFO- 22/2001.

Para que haja maior produtividade e bem estar no trabalho, a saúde de cada colaborador é fundamental, por isso tantas empresas têm se voltado para áreas como a odontologia e a medicina do trabalho.

Um dos maiores objetivos dos profissionais que atuam com a odontologia do trabalho é promover a compatibilidade entre as atividades laborais e a saúde bucal das pessoas, por meio da realização de exames e campanhas.


Principais atividades


É responsabilidade do cirurgião-dentista que atua com a odontologia do trabalho a elaboração do ASOO (Atestado de Saúde Ocupacional Odontológico), além dos exames: admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de atividade e demissional.

Além dos exames, as campanhas de conscientização dentro das empresas são uma das atividades mais importantes. Outra tarefa realizada pelo dentista do trabalho é fazer análises e estatísticas de mortalidade por problemas de saúde bucal.


Os objetivos


A odontologia do trabalho visa, muito mais que tratar doenças bucaisou realizar procedimentos estéticos, a manutenção da saúde do trabalhador. Isso se deve ao fato de que a dor de dente está entre os principais motivos de faltas, junto com as dores de estômago e de cabeça.

Além disso, problemas de origem bucal resultam em irritação, distúrbios de sono e desatenção.

A base dessa profissão é encontrar sinais precoces de doenças ocupacionais. O profissional que identificar algum problema que deva ser tratado irá encaminhar o trabalhador para clínicas odontológicas ou para o SUS.

Após o tratamento, será fornecido pelo dentista o Atestado de Saúde Ocupacional Odontológico.

Outro objetivo dos profissionais que atuam nessa especialidade da odontologia é a conscientização dos trabalhadores a respeito dos cuidados com a saúde bucal.

Dentro das empresas, devem ser disseminadas informações importantes sobre higiene bucal e o cuidado para evitar acidentes de trabalho desse tipo.


Problemas tratados


Entre as principais doenças bucais que são tratadas pelos dentistas que atuam com a odontologia do trabalho estão as doenças causadas por:

- Agentes mecânicos (movimentos repetitivos, posições de trabalho, impactos).

- Agentes físicos (pressão atmosférica, temperatura, umidade do ar, fontes de energia radiante).

- Agentes biológicos (comuns principalmente nas indústrias).

- Agentes químicos (doenças infectocontagiosas ou parasitárias).


Um ramo ainda pouco explorado pelos dentistas, a odontologia do trabalho tem uma grande importância quando o assunto é educar as pessoas a respeito dos cuidados com a saúde bucal e a prevenção de diversas doenças.


PS: Saiba mais sobre a odontologia veterinária, outra especialidade abordada em nosso blog! Descubra o que você precisa fazer para trabalhar na área e quais são as principais atividades lendo este post.



Você precisa ler também