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Dentista precisa saber sobre Arquétipos?

Dentista precisa saber sobre Arquétipos?

Você já ouviu falar em Arquétipos? Eles são formas de categorizar pessoas e marcas. São utilizados como estratégia para que determinadas empresas ou pessoas consigam se conectar com o público desejado e mostrar a sua personalidade por meio de símbolos, imagens, roupas, maquiagem, etc.

Ou seja, usar os Arquétipos e fazer com que o paciente bata o olho em suas redes sociais, no espaço do seu consultório e, principalmente, em você e já saiba o que esperar. É usar a imagem pessoal e empresarial para que o cliente saiba de antemão como é o trabalho realizado e também para atrair o público certo, que se identifica com a mensagem.

Quem ajudou a popularizar os Arquétipos foi o psiquiatra suíço Carl Jung ? criador da psicologia analítica. Ele dividiu as personalidades em 12:

1. O Inocente
2. O Sábio
3. O Aventureiro
4. O Rebelde
5. O Mago
6. O Herói
7. O Amante
8. O Comediante/Bobo da Corte
9. O Comum
10. O Prestativo/Cuidador
11. O Governante
12. O Criador


Como escolher o seu


Primeiro, saiba que você não precisa se identificar com um Arquétipo só, pode ser uma mistura de dois ou três. E segundo, não crie um Arquétipo com base no que você quer que as pessoas pensem de você ou do seu consultório. Ele deve refletir quem você é!

Então estude sobre cada um e pense qual se encaixa mais com a sua entrega, com a forma com que você gosta de se vestir e decorar seu consultório, como você se relaciona com os pacientes, etc.

Porém, alguns Arquétipos são mais relacionados a algumas áreas de atuação, por exemplo o Cuidador pode ser relacionado à odontopediatria, o Amante com a área estética, o Rebelde pode se conectar com adolescentes que buscam ortodontia, etc.

Então é importante se conhecer, estudar sobre cada Arquétipo e como usá-lo a seu favor para atrair o tipo de paciente que você mais gosta de atender e que traz um melhor retorno para seu consultório.


Exemplos de marcas que já usam Arquétipos


Não é de hoje que empresas utilizam essa estratégia para fortalecerem a comunicação, trazerem personalidade à marca e atrairem o público ideal. Confira alguns exemplos famosos:

Dove: Arquétipo Inocente
Nike: Arquétipo Herói
Apple: Arquétipo Criador
Chanel: Arquétipo Amante
Rolex: Arquétipo Governante
Disney: Arquétipo Mago
Hering: Arquétipo Comum
Skol: Arquétipo Bobo da Corte
Heineken: Arquétipo Explorador

Quanto mais você observar, por meio de comerciais, logotipo, comunicação com clientes e até os produtos e preços, mas vai entender qual é o Arquétipo de cada marca e como ele é usado para gerar identificação.

Agora é colocar a mão na massa e usar esse conhecimento de forma estratégica para atrair os melhores pacientes para seu consultório e fazer sua marca ser lembrada!



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