Novo

Levar ou não marmita para o consultório?

Levar ou não marmita para o consultório?

Cozinhar a própria comida (e comer menos em restaurantes) tem sido uma grande tendência ultimamente, com cada vez mais pessoas adotando o hábito de levar suas refeições para o trabalho. Essa prática, além de ser econômica, pode contribuir muito para a qualidade da sua alimentação.

A falta de tempo e a rotina agitada são um problema comum entre dentistas, então economizar o tempo da ida ao restaurante (principalmente do trajeto e das filas) também pode ser uma vantagem. Isso libera mais tempo para atividades de organização e planejamento da clínica, ou até mesmo de lazer.

Veja abaixo tudo o que você precisa saber antes de começar a levar suas marmitas para o consultório:


Planejamento das refeições


Antes de tudo, é preciso planejamento, se você deseja adotar o hábito de levar suas refeições para o consultório diariamente. Decida se os alimentos serão preparados todos os dias ou somente uma vez por semana.

No caso da segunda opção, é necessário separar a refeição em potinhos para cada dia e congelar.

Também é importante pensar no cardápio para a semana, se você deseja variar as marmitas a cada dia. Faça uma lista, antes de semana começar, de tudo o que precisa ser comprado para o cardápio que você planejou.

Se você não dispõe de muito tempo ou não gosta tanto de cozinhar, talvez seja melhor optar por comer fora.

Caso você não deixe suas marmitas prontas no domingo, por exemplo, o ideal é não deixar para preparar de manhã, logo antes de sair para o consultório ou clínica. As chances de você esquecer ou de não dar tempo são grandes, então sempre prepare na noite anterior.


Cuidado no armazenamento


Existem diversos cuidados que você precisa tomar ao levar as suas refeições para o consultório todos os dias. O primeiro deles é o recipiente onde serão colocados os alimentos.

Os potes mais indicados para isso são os de vidro com tampa hermética ou os de silicone, pois são mais seguros.

O transporte da marmita de sua casa até o consultório deve ser feito em uma bolsa térmica, que pode manter a temperatura do alimento por até quatro horas, em média. Utilize principalmente em dias quentes, até conseguir guardar a marmita em uma geladeira.

Alguns alimentos podem não ser as melhores opções para levar na marmita, apesar dos cuidados com o armazenamento e transporte. As batatas fritas, por exemplo, podem murchar. Já os risotos perdem a qualidade quando reaquecidos e as folhas como alface devem ser transportadas secas.


Comparação de valores


É interessante fazer uma comparação do valor dos alimentos por quilo, para decidir se vale a pena economicamente levar suas próprias refeições.

O site Me Poupe fez uma comparação de valores completa com os preços de alguns alimentos em mercados e em restaurantes, vale a leitura.


PS: Existem várias formas de ganhar mais tempo e gerar economia no dia a dia do consultório. Utilizar um software odontológico é uma delas!

Crie a sua conta teste no Dentista Organizado e tenha acesso ilimitado ao sistema durante 15 dias, além de ganhar 50 créditos de SMS.



Você precisa ler também