Novo

Seja um dentista em qualquer lugar do mundo

Seja um dentista em qualquer lugar do mundo

Com um mundo cada vez mais sem fronteiras, muito graças à internet, muitas pessoas têm o desejo de trabalhar fora do país. Um grande exemplo disso é o movimento dos chamados nômades digitais, que trabalham no mundo online e não moram muito tempo em um mesmo lugar.

No caso dos dentistas, acontece um pouco diferente, afinal o trabalho não acontece na internet, mas diretamente com os pacientes. Quer saber como você pode trabalhar na sua área no país dos seus sonhos? Continue lendo e saiba o que você precisa:


Identifique se há demanda no país que você quer


Com algumas pesquisas na internet, é possível saber se há vagas de odontologia no país que você deseja morar. Existem algumas listas de profissões com alta demanda para estrangeiros, por exemplo. Assim você não corre o risco de ficar muito tempo buscando por uma oportunidade.

Nos Estados Unidos por exemplo, existe a possibilidade dos brasileiros se darem bem. Por lá, faltam dentistas. São 65,7 profissionais para cada 100 mil habitantes, segundo dados de 2017.


Saiba como ter permissão de trabalhar no país


Se realmente existe a falta de mão de obra qualificada no país que você quer, você nem precisará de uma proposta de trabalho antes de fazer as malas. Nos Estados Unidos, por exemplo, você comprova sua formação para conseguir o visto do tipo EB-1A e EB-2 National Interest Waiver. Esse tipo de visto dura a vida toda.

Para trabalhar no país, é preciso revalidar o diploma em um faculdade de odontologia dos Estados Unidos. O dentista passa pelo Advanced Standing Program, com provas clínicas e práticas. A partir da conclusão, pode trabalhar em qualquer parte do país.

Além desta certificação, é preciso fazer alguns testes antes mesmo de migrar. O National Board of Dental Examiners é exclusivo para dentistas, é obrigatório e testa os conhecimentos básicos e clínicos. E para comprovar o inglês, é necessária uma boa pontuação no exame TOEFL.

Se o seu desejo é morar em Portugal, você deve entrar em contato com uma das universidades de odontologia de lá. São elas as Universidades do Porto, de Coimbra e de Lisboa.

A equivalência da formação pode custar em torno de 500 euros e demorar alguns meses para ser concluída. Por lá, a média salarial de um dentista é de 2 a 4 mil euros mensais.


Primeiros passos


Agora, é a hora de se planejar. Saiba qual é o país em que você deseja atuar, estude o idioma e pesquise muito sobre o mercado e custo de vida. Converse com outros dentistas que já tiveram essa experiência e se organize financeiramente.

Se você quer uma ajudinha para lidar bem com as finanças e realizar esse sonho, conte com o auxílio de nosso software odontológico. O Dentista Organizado permite organizar o fluxo de caixa, ver relatórios mensais, além de usar a agenda inteligente e evitar as faltas com as confirmações por SMS.

Crie agora sua conta teste e use todas as ferramentas do sistema por 15 dias! Nossa equipe de suporte está preparada para esclarecer todas as dúvidas e deixar a gestão do seu consultório muito mais eficiente.



Você precisa ler também