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Facebook ou Instagram: onde divulgar meu consultório?

Facebook ou Instagram: onde divulgar meu consultório?

Todo dentista que tem pouco tempo na rotina para investir nas atividades de marketing já se perguntou qual rede social deve priorizar quando o assunto é a comunicação online com pacientes.

O ideal, na verdade, é que você tenha um tempo para se dedicar tanto ao Facebook quanto o Instagram, pois muitas vezes o seu público não é o mesmo nas duas plataformas e é preciso que seu conteúdo chegue para todos.

Porém, se você quer eleger uma dessas plataformas para ser a sua prioridade quando o assunto é marketing digital, confira abaixo qual delas se encaixa melhor nos objetivos do seu consultório e como aproveitar ao máximo para atrair mais pacientes.


Os benefícios de cada rede social

Quando falamos que a sua presença no Facebook não substitui sua presença no Instagram (e vice-versa) é porque cada plataforma serve para um propósito diferente. Enquanto no Facebook você pode postar muitas coisas diferentes, como links, textos e gifs, o Instagram é muito mais visual e se destina ao compartilhamento exclusivo de fotos e vídeo.

Isso quer dizer que o Facebook poderá render muitas visitas ao site do consultório (que podem se transformar em consultas agendadas) e o Instagram não. Essa pode ser considerada a maior vantagem do Facebook. Você pode inserir links tanto para o seu site (com objetivo de ter mais consultas agendadas) como para sites de terceiros, a fim de disseminar informações importantes e ser visto como uma autoridade.

Já o principal benefício do Instagram pode ser considerado o alcance. É possível que as suas publicações do Facebook cheguem a apenas 5% dos seus seguidores, enquanto que no Instagram seus posts chegarão a uma parcela maior de pessoas. Além disso, se você utilizar hashtags, seu conteúdo pode chegar a pessoas que ainda não conhecem o seu perfil, aumentando o alcance da sua marca.

Outra vantagem do Instagram quando o assunto é alcance são as Stories, pequenos vídeos ou imagens que ficam disponíveis para seus seguidores por 24 horas. Em novembro de 2017, a ferramenta do Instagram chegou aos 300 milhões de usuários ativos.


Onde investir em anúncios

Se você está pensando em investir em anúncios em uma dessas plataformas e está em dúvida sobre qual delas merece sua atenção, pense em qual é o seu principal objetivo com a sua campanha de marketing.

É possível que você crie um anúncio e ele seja veiculado tanto no Facebook quanto no Instagram. Porém, se for o caso de um link para seu site, prefira veicular apenas no Facebook, pois atrairá mais cliques. Já se for uma foto sua ou do consultório, esse conteúdo poderá fazer mais sucesso no Instagram.


O que publicar em cada plataforma

Como mencionado anteriormente, o Facebook permite a publicação de diversos tipos de conteúdo. Aproveite para inserir links para o site do consultório ou matérias relevantes para seus pacientes, imagens, GIFs e vídeos. É interessante também compartilhar conteúdos de outras páginas ligadas à odontologia e até mesmo de seus pacientes.

Já no Instagram, opte por aqueles conteúdos com mais apelo visual. Fotos suas na clínica, fotos do ambiente de trabalho, registro de ferramentas de trabalho e detalhes do seu dia a dia como dentista. Pequenos vídeos de bastidores do seu trabalho são uma ótima pedida para o Instagram Stories também.

Não se esqueça de publicar com frequência algumas dicas de saúde bucal, seja em forma de links ou de imagens (que você pode produzir no Canva). Assim, você agrega mais valor aos pacientes que lhe seguem nas redes sociais e reforça a sua imagem como um dentista que se preocupa com as pessoas.

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