Novo

5 formas de economia para o seu consultório

5 formas de economia para o seu consultório

Os profissionais do ramo da odontologia sabem que ter um consultório ou clínica própria pode ser uma missão muito custosa, pois envolve altos investimentos iniciais. Por isso, ter um equilíbrio financeiro e fazer a empresa se pagar pode ser um desafio para muitos dentistas.

Isso se soma ao fato de que, muitas vezes, não há um ensinamento sobre finanças na faculdade de odontologia e muitos profissionais não julgam esse conhecimento importante para serem dentistas de sucesso.

A boa notícia é que existem diversas pequenas coisas que podem ser transformadas no consultório para que as contas estejam em dia e o dentista possa realizar novos investimentos para crescer. Confira cinco atitudes que você pode fazer agora mesmo para melhorar a saúde financeira do seu consultório.

1. Confirme consultas por SMS

Em muitos consultórios odontológicos, as consultas são confirmadas por telefone. Normalmente a secretária ou a (o) dentista liga para cada um ao final do dia para confirmar o comparecimento, porém isso demanda muito tempo e dinheiro.

Se você utiliza um software odontológico, pode enviar mensagens SMS automáticas de confirmação. Você cria uma mensagem padrão e, automaticamente, ela será enviada a todos os pacientes um dia antes da data agendada. Essa ferramenta é benéfica também para o paciente, que pode responder de forma gratuita. Essa mensagem será descontada apenas dos créditos do dentista na plataforma.

Essa economia se dá pela mensagem SMS ter um custo menor que as ligações telefônicas, por envolver menos tempo do dentista ou da equipe do consultório e por evitar faltas. Quando um paciente não comparece, o profissional perde tempo esperando e perde o valor desse atendimento. Já quando o paciente avisa um dia antes que não irá comparecer, é possível agendar uma nova consulta naquele horário.

2. Faça marketing de conteúdo

Fazer anúncios para atrair pacientes envolve muitos custos para o consultório. No marketing tradicional, uma campanha completa contém peças impressas e online, além de anúncios para mídias como rádio e televisão. Os gastos principais são as criações gráficas, as veiculações de anúncios e as impressões, fora os custos do serviço de uma agência de publicidade.

Se você não tem como fazer esse investimento agora, pode optar pelo marketing de conteúdo. Esse tipo de marketing consiste na criação de posts para o blog do consultório, para as redes sociais e até mesmo a gravação de vídeos para o Youtube. É uma forma de se tornar uma referência na área e fazer os pacientes lhe localizarem pelo Google sem um alto investimento.

3. Registre as despesas

O simples ato de anotar as despesas e as receitas de seu consultório irá lhe tornar um profissional muito mais consciente. Tenha em seu software odontológico os devidos registros de despesas fixas e variáveis, assim como o valor a receber de cada procedimento.

Registre esses valores para o mês atual e o mês seguinte, nunca se esquecendo de gastos menores, como energia elétrica, água, internet e telefone. Quanto mais informações você tiver, melhor será para planejar os próximos investimentos, sejam eles equipamentos, uma troca de sala ou campanhas de marketing.

4. Fidelize seus pacientes

Cinco a sete vezes mais barato. Essa é a diferença entre fidelizar um paciente e conquistar um novo. Se o marketing do consultório não é a sua prioridade no momento, fidelizar os pacientes que você já tem é uma atitude ainda mais econômica. Além de fazer esses pacientes retornarem, a fidelização de pacientes rende muitas indicações.

Ao invés de investir em anúncios publicitários, invista em um bom relacionamento com aquelas pessoas que já lhe conhecem. Pelo seu software odontológico, envie mensagens automáticas de aniversário para cada paciente, por exemplo. Uma boa dica também é enviar SMS em datas comemorativas e oferecer condições especiais para pacientes mais antigos.

5. Decoração "faça você mesmo"

Os chamados DIY, ou Faça Você Mesmo, são tutoriais para criar itens de decoração com o menor custo possível, aproveitando os materiais que você já tem. Você pode encontrar esses tutoriais no Youtube, no Facebook ou no Pinterest. É possível criar quadros, varais com fotografias, sofás, vasinhos de plantas, entre outros itens gastando pouco.

Confira alguns links de tutoriais:

  • Customize o interruptor
  • Faça uma pasta sanfonada customizada
  • Utilize prendedores e pranchetas

  • Com essas economias, você consegue investir o dinheiro do consultório nas coisas que realmente poderão leva-lo ao sucesso, para impactar cada vez mais pessoas. Para começar a gerir suas finanças e enviar mensagens para pacientes, faça um teste gratuito de 15 dias no Dentista Organizado.



    Você precisa ler também