Novo

Como dentistas podem se proteger de epidemias?

Como dentistas podem se proteger de epidemias?

O assunto do novo Coronavírus está cada vez mais em pauta no Brasil e nos remete a um assunto importante. Como se proteger de doenças contagiosas no ambiente de trabalho? Entre os infectados com o vírus na Itália, por exemplo, estava um dentista de Milão.

Para evitar a contaminação não só do novo Coronavírus, mas outros tipos de doenças, é fundamental evitar contato direto com o paciente e fazer o isolamento. Uma preocupação para muitos dentistas de países com mais casos é que faltem máscaras para a odontologia, devido à grande procura da população.

Vale ficar atento sobre essa situação no Brasil. É estimado que mais de 9 milhões de máscaras sejam usadas por mês na prática odontológica.


Medidas de prevenção


Os dentistas atuam com atendimentos aos pacientes de forma muito próxima. Por isso, o cuidado para não pegar doenças deve ser redobrado. As medidas necessárias todos já conhecemos, mas não custa relembrar:

- Lavar as mãos com frequência (isso pode ajudar mais na prevenção do que o álcool em gel);

- Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

- Evitar aglomerações e ficar em ambientes fechados com muitas pessoas;

- Não compartilhar objetos pessoais como talheres e copos;

- Evitar contato com pacientes ou colegas que estejam com sintomas de doenças contagiosas (no caso do Coronavírus, é semelhante ao resfriado);

- Utilizar todos o EPIs durante os atendimentos;

- Se desconfiar de que algum paciente esteja infectado, dar as orientações necessárias para que se monitore os sintomas;

- Também informe seus pacientes e esteja atento à campanha de vacinação, que deve iniciar em 23 de março.

O ideal é que o atendimento médico seja procurado após o surgimento de sintomas mais graves, como a febre. No caso de sintomas de um resfriado comum, o melhor é ficar em casa em repouso. Muitos hospitais estão sofrendo com a alta demanda de pessoas que buscam o teste pelo novo Coronavírus sem necessidade.


Dentista: a profissão mais perigosa?


Em pesquisa de 2013, a odontologia já foi considerada a segunda profissão mais perigosa do mundo. Isso se dá pelo contato direto com pacientes que pode ocasionar em transmissão de vírus e bactérias, a radiação e mesmo a postura, que é um problema comum para quem trabalha sentado o dia inteiro.

No ranking, dentista ficou acima de comissários de bordo, médicos, engenheiros, operadores de estações de petróleo e técnicos de equipamentos nucleares.

Fazer o consultório crescer e prestar o melhor atendimento possível é importante, mas cuidar da saúde é mais ainda. Para atuar na saúde e no bem-estar de seus pacientes, é fundamental cuidar de você mesmo.

Use os equipamentos de segurança, lembre-se de lavar as mãos sempre que encostar em superfícies que podem estar contaminadas e observe os sintomas em você e pessoas próximas.

E para ter dias mais tranquilos na clínica, conte com a gente para automatizar diversas tarefas do consultório e otimizar seu tempo. Conheça na prática as soluções do Dentista Organizado para sua clínica, sem compromisso e sem custo!



Você precisa ler também