Novo

Diversidade no consultório: o que é e como melhorá-la

Diversidade no consultório: o que é e como melhorá-la

A diversidade é fundamental para o fomento de mais igualdade, criatividade e até mesmo sucesso para empresas, marcas, produtos ou serviços. E na área da saúde, ela se faz tão necessária quanto em qualquer outra. Por isso, é de extrema importância que o seu consultório esteja atento à sua cultura organizacional e ao recrutamento de pessoas para a sua equipe.


Mas, afinal, o que é diversidade?


Diversidade é quando o seu consultório ou clínica possui equipes compostas por pessoas de diferentes gêneros, etnias, formações, idades, vivências, visões etc.

Não é à toa que, nos últimos anos, a diversidade virou pauta de inúmeros debates na sociedade. Além disso, vem crescendo o movimento das organizações em promover ambientes de trabalho com mais espaço para pessoas de diferentes culturas e ideias plurais. Principalmente porque a diversidade passou a ser uma das prioridades do setor de Recursos Humanos das empresas e dos negócios em geral.

Isso porque, quando há presença de pessoas de diferentes lugares, culturas e conhecimentos múltiplos, consequentemente se tem maior riqueza de ideias. Também vale para soluções e inovações, abrindo portas para várias possibilidades na resolução de problemas e na administração de tarefas.

Por isso, investir na diversidade do seu consultório pode trazer vários benefícios, como:

- geração de melhorias na gestão de riscos;
- estímulo de oportunidades para a inovação;
- aumento da conexão com um público mais abrangente e construído por diferentes culturas e comportamentos.

Desta forma, ao construir uma imagem de consultório livre de preconceitos, que abraça as diferenças e tem espaço para todos, ainda contribui para o desenvolvimento de um clima organizacional mais favorável. Isso leva ao crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores.

Entretanto, é importante ressaltar que essa diversidade só acontece verdadeiramente quando há a crença de que experiências diferentes agregam mais ao ambiente de trabalho, contribuindo de maneira significativa para o alcance de resultados sólidos e de qualidade.


E como promover a diversidade nas empresas?


Confira algumas iniciativas que podem ser realizadas para fomentar a diversidade no seu consultório.


Avalie o quadro de colaboradores


Procure fazer um diagnóstico do quadro de colaboradores do seu consultório e entenda como ele é formado. Busque entender quais as razões que levaram à contratação daquelas pessoas e o que pode ser feito para ampliar a diversidade na sua equipe, independente de qual cargo estejam ocupando.


Trabalhe a cultura organizacional


Trabalhar a cultura organizacional do seu consultório é valorizar a diversidade a partir da escolha de diferentes tipos e perfis de profissionais, abrindo espaço para a inovação e inclusão. Ou seja, é interessante observar esse quadro e até mesmo fazer uma pesquisa de clima organizacional para entender se há o sentimento de exclusão em alguns grupos dentro do próprio ambiente de trabalho.


Preste atenção aos processos de recrutamento


Entenda que, ao buscar os próximos funcionários do seu consultório sempre na mesma universidade, com a mesma formação ou dentro de um grupo limitado, deixa a sua equipe homogênea e sem perspectivas de mudanças. Além disso, alguns preconceitos inconscientes também podem atrapalhar a seleção de candidatos.


Invista na comunicação interna


O apoio à diversidade deve surgir não só dos valores do consultório, mas também do comportamento dos seus colaboradores. Por isso, trabalhe bem a comunicação interna, sempre valorizando o respeito às diferenças e, se necessário, promova treinamentos sobre conscientização e inclusão social. É essencial trabalhar o acolhimento entre os funcionários e essa iniciativa deve partir de quem administra o consultório.

Ao estimular a diversidade na sua clínica, será possível perceber a construção de uma sociedade mais inclusiva, refletindo a preocupação em combater o preconceito em todas as profissões e espaços. Mesmo que ainda tenha muito a se fazer, o primeiro passo para um futuro melhor é abraçar as diferenças dentro do ambiente de trabalho.



Você precisa ler também