Novo

Time dos sonhos: como contratar pessoas para sua clínica odontológica

Time dos sonhos: como contratar pessoas para sua clínica odontológica

Você se formou na faculdade de odontologia, conseguiu com seu esforço abrir seu consultório odontológico e trabalhou sozinho durante alguns anos. Com o aumento dos pacientes, a carga de trabalho cresceu e chegou a hora de contratar pessoas para o seu negócio.

Sejam secretárias (os), técnicos de saúde bucal, contadores, profissionais de marketing, é preciso fazer uma escolha consciente na hora da contratação. Como as questões administrativas geralmente não fazem parte do currículo da faculdade de odontologia, é preciso aprender um pouco sobre o assunto antes de crescer o time.

Confira nossas dicas para montar uma equipe que esteja engajada com a sua clínica e alinhada com os seus valores.


Peça indicações a outros dentistas e empresários


Quando é a primeira vez que você está contratando alguém para sua clínica, podem surgir muitas dúvidas, o que é normal.

Se você tem amigos dentistas e que tenham empresas (o que é ótimo para seu networking), procure falar com eles. Talvez eles possam lhe indicar pessoas que trabalharam com eles em algum momento ou recomendar as melhores formas de encontrar pessoas qualificadas para trabalhar com odontologia.


Use as redes sociais no processo


Hoje em dia a internet é uma grande aliada de qualquer empreendedor, pois facilita diversos processos (um exemplo disso são os softwares odontológicos!). Na hora de montar seu time não é diferente.

Use o recurso de anúncio de vagas do Facebook, procure entrar em grupos especializados de odontologia da sua região e coloque a sua oportunidade no LinkedIn. Essa última é a melhor ferramenta para entrar em contato com pessoas qualificadas, além de ser uma ótima rede social para conhecer pessoas da sua área.

Além disso, use as redes sociais da sua clínica. Crie uma imagem bonita que descreva bem a vaga, informando carga horária, salário, benefícios e funções. Assim os seus próprios pacientes também poderão lhe ajudar a encontrar a pessoa certa. Para fazer esse post ser atrativo, nós recomendamos o site gratuito de design Canva.com.


Planeje bem os passos da seleção


Pense no que a pessoa deve ter experiência ou o que deve ter vontade de aprender. Também leve em consideração as tarefas que mais serão realizadas no dia a dia.

Elabore um teste prático, seja para manuseio do software odontológico, auxílio em atendimento ou diagnóstico de paciente. Em alguns casos também é válido perguntar sobre as experiências anteriores quando o assunto é trabalho em equipe e atendimento ao público.

E lembre-se de que treinamentos são essenciais, então ensine a pessoa contratada a usar as ferramentas que você usa na clínica e aos poucos passe a ela os valores e a missão do seu negócio. Quanto mais engajada e motivada a sua equipe estiver, melhor será a experiência de seus pacientes e maiores as chances de eles se tornarem fiéis.

Ao término da contratação, não se esqueça de incluir a nossa pessoa no seu time dando acesso ao Dentista Organizado. Você pode gerenciar as permissões de cada tipo de funcionário, para que cada um tenha acesso ao que precisar, sem prejudicar a segurança dos dados dos pacientes e da sua clínica. Confira nesse post mais dicas sobre o assunto!

E para criar sua conta gratuita e começar hoje mesmo a transformar a gestão do seu negócio, clique aqui e preencha o cadastro (prometemos que são poucas perguntas!).



Você precisa ler também