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Como atrair o seu paciente ideal no consultório?

Como atrair o seu paciente ideal no consultório?

Você já ouviu falar em ICP? É uma sigla para Ideal Customer Profile, ou seja, perfil de cliente ideal. Ou seja, é uma forma de reunir dados sobre quem são os pacientes que mais vale a pena atender, que mais trazem retorno ao seu consultório odontológico.

Claro que todos os pacientes são bem-vindos e todos serão bem atendidos, mas tem aqueles que reúnem certas características, como:

- Costumam se consultar mais de uma vez;
- Indicam seu trabalho e conquistam outros pacientes para você;
- Não questionam seu preço nem seu método de trabalho;
- São responsáveis e fazem sua parte no tratamento;
- Saem satisfeitos, pois trazem questões que você é capaz e gosta de resolver.

Cada tipo de dentista vai ter um tipo de paciente ideal. Vai ter aqueles que adoram trabalhar com jovens, e atender o público mais novo faz tudo fluir bem. Já outros gostam de atender mulheres, ou então pessoas mais maduras, etc.

Quanto mais o tipo de trabalho do dentista se encaixar nas expectativas do paciente, melhor vai ser a relação. E essas boas relações que identificam o ICP, ou seja, o tipo de paciente ideal.


Identifique os seus pacientes ideais


Primeiro, você precisa identificar o seu ICP. Comece a lista os seus pacientes mais antigos, e veja em seus sistema financeiro aqueles que com o mais alto LTV (Lifetime Value), ou sejam o valor que eles já gastaram no seu consultório ao longo da vida.

Também veja aqueles que saem mais satisfeitos, aqueles que ajudam a divulgar seu trabalho, e com quem você se dá melhor. Pense naquele paciente que, se todos fossem como ele, seu trabalho seria muito melhor.

Então comece a traçar um perfil de paciente ideal: coloque gênero, idade, renda média, estilo de vida, entre outras informações.


Saiba como chegar neles com seu marketing


Agora que você já sabe quem gostaria de atender, é hora de fazer seu nome (ou nome do consultório) chegar a essas pessoas. Digamos que você queira atingir os adolescentes. Pode ser uma boa começar a gravar vídeos para o TikTok, ou então fazer parcerias com escolas.

Já se gostaria de atender os pacientes mais velhos, pode focar seus esforços no WhatsApp e no Facebook. Se resolveu atingir os millenials, o Instagram é uma boa opção, assim como o Google.

Aprenda a se comunicar com eles da melhor forma Cada tipo de paciente vai ter sua forma de comunicar. Aqui no Dentista Organizado, você pode pode contar com o envio de SMS e a integração com o WhatsApp para confirmar consultas. Escolha a sua forma de confirmação a partir do que já estudou do seu público.

Isso também vai nortear a forma como você escreve nas redes sociais, a forma como treina sua recepcionista para atender, etc. Quanto mais a experiência for voltada para o seu público ideal, mais as pessoas vão querer se consultar com você, afinal estão se sentindo valorizadas e ouvidas no seu consultório.



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