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Como aumentar a aceitação dos tratamentos odontológicos

Como aumentar a aceitação dos tratamentos odontológicos

Um problema comum aos dentistas é a falta de aceitação dos tratamentos propostos após a avaliação do paciente. Essa recusa muitas vezes acontece por problemas financeiros ou de tempo, e o resultado é que o paciente não retorna após a avaliação.

Com a chegada da crise econômica e o aumento no desemprego, ficou ainda mais difícil motivar os pacientes a iniciarem seus tratamentos, mesmo que eles sejam necessários.


Informando os valores da forma correta


Para não assustar o seu paciente ao informar que certos procedimentos são necessários, é importante ter um maior cuidado na hora de comunicar o valor das operações indicadas para o caso dele.

Em alguns casos, o paciente necessita de diversos procedimentos odontológicos e cada um terá um preço. Uma dica é não detalhar o valor de cada coisa, mas listar os procedimentos necessários e informar o valor total.

Ao fazer isso, você evita que o paciente determine o que é emergencial ou não e opte por deixar alguns procedimentos de lado, que em sua percepção não são necessários.

Essa informação sobre os valores de cada procedimento será útil para o contrato que será firmado com o paciente.


Seja a preferência dos seus pacientes


Outro ponto importante é fazer com que o paciente queira realizar o tratamento com você, ao invés de pesquisar sobre o procedimento em consultórios concorrentes. Para conquistá-lo já em sua consulta de avaliação, é essencial ter um bom atendimento.

Se certifique de chamar os pacientes por "senhor" e "senhora", ser ágil no atendimento, recebê-los com um sorriso e ter um cuidado especial ao tratar com crianças, pois elas são pacientes mais sensíveis por serem suas primeiras visitas ao dentista.

Também aproveite a primeira visita de um paciente para apresentar as condições de pagamento, programa de fidelidade (se houver) e as vantagens do paciente escolher a sua clínica para a realização do tratamento odontológico.

Pedir um feedback da consulta também é essencial para saber que primeira impressão você está causando nos pacientes, por isso sempre tenha pesquisas de satisfação disponíveis para preenchimento na recepção de seu consultório.

Para garantir que seus pacientes sempre sejam bem atendidos, se certifique de que sua equipe tenha treinamentos periódicos sobre o assunto e motive seus profissionais por meio de comissões, tanto para dentistas que trabalham em sua empresa, quanto recepcionistas e vendedores.


A comunicação com os pacientes que não passam da consulta de avaliação


Mesmo que o paciente decida por não iniciar o tratamento odontológico no momento, utilize o contato da ficha cadastral para incluí-lo em campanhas de marketing.

Uma boa lista de contatos de pacientes e pessoas interessadas em seu consultório será muito útil quando você quiser fazer campanhas em datas comemorativas, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças ou Natal.

Para uma comunicação mais eficiente com esses clientes que desistiram após a primeira avaliação, utilize um software odontológico que permita o envio de mensagens em massa. Esse tipo de ferramenta também irá lhe permitir enviar mensagens de aniversário automáticas para cada paciente de sua lista de contatos.

Assim, a cada aniversário ou data comemorativa, entre em contato com esse paciente, assim como ao surgimento de novidades em seu consultório, envolvendo condições de pagamento ou novos procedimentos disponíveis. Não deixe que o seu cliente esqueça de sua clínica, e quando for o momento mais apropriado, ele saberá que pode procurar por você.


Escolhendo o melhor software odontológico


A melhor opção para dentistas é o software que lhe permite filtrar pelos orçamentos aprovados e não aprovados, para que você tenha a lista de pessoas que fizeram a avaliação e não deram continuidade ao tratamento.

Além dessa importante função, escolha um software odontológico que forneça uma agenda inteligente, envio automático de mensagens e melhor controle financeiro de seu consultório.

Com o Dentista Organizado, você visualiza seus orçamentos pelo status, envia mensagens de confirmação automáticas um dia antes da consulta, cadastra seus pacientes e dentistas e controla a situação de pagamento de cada procedimento realizado. Inicie já o seu teste gratuito de 15 dias!



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