Novo

Dentista, controle suas finanças e faça seu consultório crescer!

Dentista, controle suas finanças e faça seu consultório crescer!

Organização é a chave para fazer qualquer negócio progredir e continuar existindo, e com os consultórios odontológicos não é diferente. Controlar as finanças e saber onde investir é essencial para qualquer profissional autônomo.

Alguns aprendizados são comuns a todos que decidem ter o próprio negócio, como não misturar as finanças da empresa com as pessoais, planejar bem as próprias férias, ter o cuidado de manter uma reserva financeira e garantir uma boa aposentadoria futuramente.

A boa notícia é que, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), esse segmento é o que mais se destaca na indústria brasileira de saúde, pois é o único que apresenta superávit na balança comercial.

Uma pesquisa de 2014 do CFO também demonstrou que nove a cada dez brasileiros declararam ser muito importante ir regularmente ao dentista e 72% costumam consultar um dentista pelo menos uma vez ao ano.


Os principais desafios para o consultório


Para Rodrigo Calabria Carvalho, empresário da Clinica Carvalho Odontologia, "um dos principais desafios para os dentistas autônomos é entender que o consultório é uma empresa" (e deve ser gerenciado como uma).

Já outra preocupação comum entre os profissionais é encontrar um sistema de controle de gastos, que ajude na precificação dos serviços e organização do dinheiro.

Afinal, lidar com uma renda variável é mais difícil que administrar um salário, por exemplo, que sempre será do mesmo valor. Isso requer muita organização.

Outro problema a ser contornado pelos donos de consultórios odontológicos é o planejamento para que a empresa sobreviva aos meses em que o rendimento cai, principalmente janeiro e fevereiro, período de férias da maioria das pessoas.

Para esses meses com menor movimento, é muito importante ter um capital de giro, que irá ajudar inclusive em situações inesperadas, como a compra de um novo equipamento ou manutenções no local de trabalho.


Organização financeira online


Se você trabalha com odontologia e está familiarizado com esses problemas, uma saída é optar por um sistema online que ajude a gerenciar o consultório, permitindo ver todas as informações do fluxo de caixa.

Para Rodrigo Carvalho, por exemplo, a ferramenta ideal é aquela que fornece esses dados em segundos e com pouco cliques.

Outra necessidade que um software como esse pode suprir é o controle financeiro por meio de gráficos, sinalizando novos pacientes, quedas ou aumentos de faturamento e o total de consultas realizadas em um mês.

O dentista Juliano Colpo, administrador da All Dent Odontologia, revela que leva em conta se o sistema permite colocar informações como custos de material, de laboratório, impostos para o dentista autônomo e o tempo estimado para cada procedimento. Para o profissional, isso ajuda na precificação dos serviços.

Colocar um preço que seja justo para todos pode ser desafiador para muitos profissionais autônomos, sendo da área da saúde ou não.

Um exemplo de software que supre essas necessidades é o Dentista Organizado, com o qual você pode rentabilizar novos tratamentos, confirmar atendimentos via SMS, receber a agenda de consultas por e-mail e aprimorar o marketing de seu consultório.

Tudo isso a partir de R$ 49 ao mês! Inicie o seu teste de 15 dias e transforme para melhor a gestão de seu consultório.



Você precisa ler também