Novo

Dicas para a acessibilidade de seu consultório odontológico

Dicas para a acessibilidade de seu consultório odontológico

Fazer do seu consultório ou clínica odontológica um ambiente acolhedor para todos os tipos de pacientes é fundamental para você dentista sobreviver no mercado.

Atualmente, existem leis que asseguram que os consultórios devem ser acessíveis para todos, independente da condição física. Um dado importante é que, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE de 2010, 24% da população do Brasil tem alguma deficiência.

Existem diversas normas que asseguram que o acesso ao consultório seja sem barreiras para todos. Continue lendo para saber como aplicar algumas delas na prática e fazer com que todas as pessoas tenham acesso ao seu trabalho:


Estruturas necessárias no seu consultório


O mais importante nesse sentido é fazer com que a estrutura não seja um empecilho para que as pessoas sejam seus pacientes. Para que a experiência já seja positiva desde a chegada do paciente à sua clínica, seu local de trabalho deve ter:

- Rampa de acesso;

- Elevadores se necessário;

- Corrimão;

- Portas adaptadas;

- Piso tátil;

- Banheiro adaptado;

- Placas em braile;

- Estacionamento prioritário.


Equipe de atendimento preparada


Não adianta ter uma estrutura ótima para pessoas deficientes, idosas ou obesas se a sua equipe não está preparada para atender esse tipo de público. É preciso, antes de tudo, prezar pelo respeito e pela empatia.

Há alguns treinamentos que podem ser feitos para melhorar a recepção desses pacientes. O colaborador que tem o primeiro contato com as pessoas, por exemplo, precisará inclusive saber se comunicar em LIBRAS para que possa auxiliar todos os pacientes.

O tratamento com pessoas idosas e até mesmo com crianças também exige alguns cuidados específicos, que podem ser aprendidos por meio de treinamentos especiais. O importante é a melhoria contínua no atendimento para aprimorar a experiência de todas as pessoas.

Se você ainda tem dúvidas sobre como deixar o seu local de atendimento mais acessível para todos os tipos de pacientes, pode conferir a Norma Brasileira de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.


PS: Você já utiliza um software odontológico para se comunicar com seus pacientes, organizar sua agenda e ter o controle das finanças? Faça uma conta teste no Dentista Organizado e tenha acesso a todas as ferramentas do sistema durante 15 dias.



Você precisa ler também