Novo

O que você precisa saber antes de estudar odontologia

O que você precisa saber antes de estudar odontologia

Você está pensando em começar a faculdade para se tornar um dentista? A boa notícia é que no país já existem 220 cursos de Odontologia, sendo a maioria na rede privada (75%). Outro dado é que a maior parte das faculdades que oferecem essa graduação são localizadas no Sudeste (43,6%).

Muitos que ingressam nessa área sonham em se tornarem dentistas de sucesso. O melhor caminho que existe para isso hoje em dia é o empreendedorismo. Fundar a própria clínica odontológica é melhor a alternativa para os dentistas que desejam ser reconhecidos pelo mercado e ter uma boa remuneração.

Se você está começando a faculdade de odontologia ou está prestes a ingressar no curso, confira abaixo os nossos principais conselhos para a sua jornada na profissão:


Você vai precisar de uma estratégia de estudos


Organização é a chave para o sucesso de qualquer carreira. Quanto antes você organizar sua rotina para que caibam nela as horas de estudo necessárias, melhor. Cada pessoa tem a sua própria forma de ser mais produtiva, então você precisa achar a sua.

Desde o primeiro semestre, crie o hábito de registrar em um software ou aplicativo as suas tarefas diárias. Assim você pode ir marcando aquelas que já foram realizadas - e essa ação de tirar uma atividade da sua lista dá um sensação real de motivação. Usar um sistema em nuvem te permite visualizar as tarefas de qualquer lugar, mas você também pode usar uma agenda em papel.

Também é essencial para a sua estratégia de estudos saber em quais horas do dia você consegue se concentrar mais, além de identificar quanto tempo você gasta em cada tipo de tarefa.


Cuide para não se sobrecarregar




O Burnout, ou esgotamento, é um problema comum entre dentistas, principalmente aqueles que trabalham por conta. Por isso, tente começar cedo em sua carreira a priorizar o equilíbrio entre vida profissional, acadêmica e pessoal. Não respeitar os seus limites pode levar a danos na sua saúde, além de prejudicar suas relações.

Coloque no seu app ou sistema de organização um tempo para se dedicar à sua família e seus amigos, registrando de fato a atividade que irá realizar com eles.

Também seja realista na hora de anotar as tarefas que devem ser realizadas no seu dia. Dar importância às horas de sono e aos exercícios físicos também tem um impacto positivo no seu foco nos estudos e na sua produtividade.

Lembre-se de focar no presente e na ação que está sendo realizada no momento. Quando estiver na faculdade, preste atenção na aula sem se distrair com o celular, por exemplo.

E, quando estiver com as pessoas que gosta em momentos de lazer, procure não pensar nos estudos para não ficar com aquela sensação de que esse tempo de diversão passa rápido demais. Essa técnica se chama mindfulness e recomendamos que você pesquise mais sobre ela!


Escolha projetos de seu interesse


Existem diversos ramos na odontologia que você pode atuar quando se formar. Você não precisa tomar nenhuma decisão tão cedo na sua carreira, porém, quanto mais você souber na prática como elas funcionam, mais fácil será escolher.

Se envolva desde cedo com projetos na faculdade, estágio, voluntariados e projetos paralelos. Também procure estabelecer uma conexão com aquelas pessoas que já trabalham na área que você tem interesse.

Os eventos, congressos e as próprias redes sociais são ótimos para isso. Assim você melhora seu networking, abre portas para sua vida profissional e tira suas dúvidas!



Você precisa ler também