Novo

Criar uma clínica odontológica em família dá certo?

Criar uma clínica odontológica em família dá certo?

É comum que muitos dentistas entrem na profissão inspirados pelos pais, irmãos ou outros familiares próximos. Por isso, é natural que muitos que têm colegas de profissão na família desenvolvam o desejo de abrir um negócio em conjunto. Mas quais são os desafios de abrir uma clínica em família?

Segundo o IBGE, 90% das empresas brasileiras são familiares. Então, é bem provável que a sua clínica se encaixe nesse tipo de modelo. Porém, um dado alarmante é que 12% das empresas familiares chegam à terceira geração.


Saiba o que você quer para o futuro da clínica


Ter um negócio em família dentro da odontologia tem muitas vantagens, desde que isso esteja alinhado com seus objetivos. Se você está no início de sua carreira, por exemplo, pode ajudar sua família enquanto constrói seu próprio nome na área.

O contrário também vale: sua clínica pode ser um excelente começo para seus familiares que estão entrando na odontologia.

Porém, é preciso ter em mente os objetivos. Se você quer que a sua clínica cresça e vire uma franquia, por exemplo, ela precisa ter um nome que seja facilmente lembrado. Sobrenomes de família podem não ser a solução ideal. Além disso, aliar visões de profissionais de fora nessa etapa de crescimento é fundamental.


Faça a contratação por talentos, não pela emocional


A parte mais difícil de ter uma clínica odontológica junto com a família é provavelmente a contratação e gestão de pessoas. Você sabe dos objetivos de cada um, de suas paixões, mas precisa usar os talentos individuais de forma racional.

Às vezes seu filho, irmão ou outro familiar pode amar trabalhar com odontologia estética, mas você sabe que ele será mais útil desempenhando outro papel na clínica. Também é preciso saber quando a melhor opção é contratar alguém de fora, por ter mais aptidões que os membros da família.

Outra coisa importante, quando você tem em sua equipe pessoas familiares e pessoas de fora, é a política de aumentos e plano de carreira. Deixe claro para todos os colaboradores quais são os requisitos para uma promoção e faça com que todos tenham os mesmos direitos e deveres na hora de subir de nível.

Também não faça com que o dia a dia de sua clínica vire um episódio de Grey's Anatomy, em que vida pessoal e profissional se confundem. Faça um acordo com os familiares de deixar as questões pessoais para serem debatidas fora do ambiente do consultório, e principalmente longe de pacientes.


O que todas as clínicas precisam ter


Sendo familiares ou não, as clínicas odontológicas precisam estar ligadas nas novidades do mundo da odontologia e proporcionar boas experiências ao público. Clínicas em família podem dar certo, desde que todos estejam alinhados e foquem em quem mais importa: os pacientes.

Se você quer que o seu negócio cresça em número de consultas e em faturamento, use a tecnologia a seu favor.

Criando a sua conta hoje no Dentista Organizado, você ganha acesso a todas as ferramentas do software odontológico durante 15 dias. Você poderá controlar suas finanças, seu estoque, sua agenda e fazer campanhas de marketing como quiser!



Você precisa ler também