Novo

Flores e plantas no consultório: quais são os benefícios?

Flores e plantas no consultório: quais são os benefícios?

Consultórios e clínicas odontológicas são lugares que devem ser aconchegantes e passar segurança aos pacientes. É comum eles chegarem com medo, dor ou ansiedade antes da consulta e, se isso não for amenizado, pode tornar o atendimento mais difícil.

Esses sentimentos podem ser atenuados de diversas formas. Com um bom atendimento, como uma estrutura de qualidade que passe segurança e com a decoração, que impacta diretamente no bem estar.

Com isso, entram as plantas e flores, naturais ou artificiais, que fazem parte da decoração de diversos consultórios por aí. Contar com elas na decoração aumenta a sensação de conforto dentro do ambiente, nada melhor para um estabelecimento que lida com saúde e autoestima.


Os benefícios da natureza no ambiente


Existem diversas vantagens de se ter plantas no ambiente do consultório. Um deles é que elas podem umidificadores naturais. A samambaia-americanas (Nephrolepis exaltata), por exemplo, libera umidade por sua transpiração e ajuda a tornar o ambiente mais agradável. Além disso, a hera (Hedera helix) é a mais indicada filtrar o ar, principalmente quando ele tem concentrações de formaldeído.

A natureza também dá aquele up na produtividade. Segundo o expert em jardinagem da Costa Farms, Justin Hancock, folhas coloridas trazem inspiração e energizam o que há ao redor. Para o mau humor, elas também são indicadas. Um estudo do Journal of Environmental Psychology aponta que flores como o Antúrio ajudam a diminuir os níveis de estresse.

A saúde da sua equipe e dos seus pacientes também agradece: as folhas do clorofito (Chlorophytum comosum) absorvem o mofo e poeira. A lista da NASA sobre plantas que podem limpar o ar mostra que essa espécie elimina quase 90% das toxinas do local.


Mas quais plantas colocar no consultório?


O ideal é que sejam plantas e flores que possam ficar no ambiente interno e que não exigem tanta atenção no dia a dia. Se você gosta de flores, talvez as artificiais sejam uma opção melhor.

Já as plantas podem ser várias. Além das que citamos anteriormente, que trazem diversos benefícios, confira alguns nomes para procurar na floricultura e deixar seu espaço mais bonito e aconchegante:

Zamioculca Rosa de pedra Jade Bromélia Filodendro cascata Lírios da paz Mini Cactos Palmeira chamaedórea Palmeira ráfis Pleomele Lança de São Jorge

Porém, tão importante quanto pensar nas plantas e flores, é se preocupar em proporcionar uma boa experiência para seus pacientes. Isso envolve um bom atendimento, uma comunicação eficiente, a empatia e o comprometimento com os resultados. Fidelizar um paciente é pensar na experiência que ele tem desde marcar uma consulta até o atendimento pós-operatório.

Para que seu consultório se torne mais eficiente e você ganhe tempo para pensar no que é essencial, crie agora a sua conta gratuita no Dentista Organizado!

Com o nosso software, você gerencia a sua agenda, confirma consultas com seus pacientes de forma automática e ainda faz o seu controle de estoque e fluxo de caixa. Com a conta gratuita, você pode conhecer todas essas ferramentas sem compromisso durante 15 dias.



Você precisa ler também