Novo

SMS ou Whatsapp: qual o melhor para confirmar consultas?

SMS ou Whatsapp: qual o melhor para confirmar consultas?

Todo dentista sabe que as faltas podem ser um grande problema para o consultório. Elas resultam em perda de tempo e de faturamento, pois muitas vezes não há tempo de fazer um encaixe e atender outro paciente.

Essas faltas muitas vezes ocorrem por puro esquecimento, em meio à rotina agitada que todos temos hoje em dia.

Por isso, as confirmações de consultas, enviadas um dia antes, são essenciais. Elas lembram o paciente sobre o horário agendado e permitem que ele possa mudar o dia ou horário da consulta se desejar.

Essa confirmação pode ser feita por você ou sua equipe de duas formas: enviando mensagens SMS ou via WhatsApp. O mais importante é evitar ligações: elas demandam mais tempo e muitas vezes os pacientes não irão atender, pois nem sempre estão disponíveis.


Confirmações por mensagens SMS


Pontos positivos: Seu paciente não precisa ter internet ou aplicativos específicos instalados para receber sua mensagem e ser lembrado da consulta. Também não precisa ter saldo no celular e a mensagem que ele envia de volta confirmando é sem custo para ele. É estimado que a taxa de abertura das mensagens SMS seja de 98%.

Pontos negativos: Você não pode saber se ele leu a sua mensagem ou não. Além disso pode haver pacientes que não usam muito as mensagens SMS e talvez não respondam com tanta agilidade.


Confirmações via WhatsApp


Pontos positivos: Seus pacientes muito provavelmente estão acostumados com o WhatsApp e irão visualizar e responder sua mensagem com facilidade. Abre esse canal de comunicação para que eles possam tirar dúvidas e ter o seu contato quando precisarem.

Pontos negativos: É preciso que seus pacientes tenham o WhatsApp instalado e tenham internet no celular. Pode ser negativo o fato de abrir a conversa para que eles possam lhe acionar a qualquer momento, então para não ser chamado pelos pacientes você precisaria ter um celular só para assuntos profissionais.


O paciente faltou mesmo assim, e agora?


Você já escolheu a melhor forma de confirmar suas consultas com os pacientes e mesmo assim há faltas durante a semana e você fica esperando eles aparecerem.

Aproveite e use esse tempo para organizar a gestão do seu consultório. Atualize sua agenda inteligente do Dentista Organizado com seus compromissos, publique nas redes sociais do consultório e entre em contato com aqueles pacientes que não aparecem há algum tempo.

Saiba usar essas horas vagas a seu favor para sair na frente da concorrência e não inventar mais desculpas para não fazer o seu consultório crescer!

Para criar sua conta gratuita no Dentista Organizado, faça seu cadastro e ganhe 15 dias de uso ilimitado de todas as funcionalidades do software. Além da agenda, você poderá enviar 50 SMS de confirmações de consultas, além de usar a gestão de estoque e o fluxo de caixa.

Nossa equipe de suporte ainda está pronta para auxiliar todos os dentistas que estiverem testando a plataforma, ajudando na importação das informações de pacientes e nos primeiros envios de mensagens.



Você precisa ler também