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O que os dentistas podem aprender com as startups

O que os dentistas podem aprender com as startups

O número de startups, no Brasil e no mundo, não para de crescer. A cada ano surgem novas iniciativas, a partir de problemas que precisam ser resolvidos. Essas empresas em estágio inicial estão descobrindo como ganhar dinheiro, como escalar o negócio, como atender os clientes da melhor forma. Por isso elas são uma referência de inovação, elas querem seguir um caminho diferente das empresas tradicionais.

As startups são uma ótima fonte de ideias de criatividade, relacionamento com cliente e bons usos da tecnologia. Por isso acreditamos que elas têm muito a ensinar a todos os dentistas. Confira as principais lições que você pode aprender com essas empresas que são pequenas no tamanho, mas enormes na inovação.


Valide as suas ideias para o consultório


Normalmente, nos estágios iniciais, as startups precisam de investidores para fazer o negócio sair do papel, ou para conseguir crescer a empresa. É nesse momento que começam os pitches para participar de rodadas de investimento.

Um pitch é uma apresentação de poucos minutos falando sobre a solução que a startup oferece e o lucro que ela pode gerar aos investidores. Após essa apresentação, os empreendedores geralmente ouvem opiniões dos investidores, que avaliam a ideia e a forma como ela está sendo executada.

Ouvir pessoas que têm experiência, ou mesmo ouvir os potenciais clientes, é fundamental para qualquer consultório odontológico que está começando. Você não precisa de um pitch para isso, converse com pessoas que você conhece e esteja aberto para receber conselhos de quem é importante para o seu negócio.


Aprenda a mudar de ideia rapidamente


No mundo das startups, é bem comum o termo "pivotar". Ele quer dizer mudar a direção do negócio quando necessário. Pode ser mudar o produto, o público-alvo, a forma de trabalho. As empresas que não se adaptam aos novos cenários e não pivotam sofrem maiores dificuldades para prosperar.

Se inspire nas startups e também aprenda a mudar de direção. Isso pode significar mudar o consultório de endereço, mudar a sua especialidade, mudar a forma de anunciar seu trabalho, etc. Se adaptar é fundamental para crescer.


Faça mais com menos, seja tempo ou dinheiro


Uma dificuldade que as startups enfrentam no início é a falta de dinheiro, pois ainda não há lucro, e a falta de tempo, pois nem sempre os empreendedores podem se dedicar em tempo integral.

A lição que fica é que, mesmo com essas limitações, eles conseguem crescer, simplesmente hackeando o caminho para o sucesso. Isso significa ganhar produtividade usando bons softwares, terceirizar o que for necessário, fazer marketing criando conteúdo de casa e usando os contatos a seu favor.

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