Novo

Odontologia com propósito: é possível?

Odontologia com propósito: é possível?

Hoje em dia, muito se fala sobre propósito na carreira. Desde engenheiros, psicólogos, artistas, confeiteiros, todos buscam um propósito para seu trabalho. Claro que os dentistas não ficam de fora e, no fundo, já sabem o impacto que querem gerar na sociedade, indo além de ter um consultório lucrativo.

Porém, cada pessoa tem o seu propósito particular e cada dentista descobre o seu ao longo da jornada. Não se sinta mal por ainda não saber o seu, ou mesmo não ter um. Ele nem sempre precisa ser tão nobre e isso não faz de você uma pessoa insensível!

Muitas vezes, são as coisas que acontecem em nossa vida que acabam virando uma motivação para fazer a diferença. Exemplo disso seria uma pessoa que sofreu dificuldades financeiras e hoje faz trabalho voluntário na odontologia para atender quem não tem condições.


Autoconhecimento é fundamental


Não existe propósito sem autoconhecimento. É por meio de suas vivências anteriores, seus valores, seus talentos que você vai saber de fato qual é o objetivo maior de tudo que você faz.

Pode ser que seu propósito seja cuidar das crianças porque você tem filhos e gosta de lidar com os pequenos. Pode ser que você queira ajudar na autoestima de mulheres, porque por muito tempo essa foi uma questão para você.

Se você quer ser um dentista que tem um propósito, olhar para si é o primeiro passo. Pense em quais são os seus valores e aquelas coisas que movem você, que são a motivação de você levantar da cama e mostrar o seu melhor.


Preze pelo impacto que você causa


Depois que você já passou pelo processo de descobrir os seus valores e o propósito que deseja colocar no seu trabalho, é hora de colocar isso em prática. Como de fato ajudar as crianças que têm pouco acesso aos tratamentos odontológicos? Como melhorar a autoestima das pessoas? Como evitar que as pessoas tenham doenças bucais que podem ser graves?

Busque estudar sempre sobre novas formas de ajudar as pessoas com o seu talento na odontologia e atender às necessidades que os seus pacientes têm de uma forma mais humana. Existem vários profissionais em que você pode se inspirar, como é o caso de Bill Gates, que dedica parte de seu tempo e recursos para questões importantes de saúde em lugares em que o atendimento nem sempre é acessível.


Inspire outras pessoas com seu propósito


Assim como faz o Bill Gates ao inspirar muitas pessoas no documentário que estrelou na Netflix, você pode contagiar outros dentistas e outros profissionais com a sua causa. Use a comunicação a seu favor para falar sobre as ações de impacto social que você tem feito.

Campanhas de SMS, redes sociais e seu próprio site são formas de você falar sobre o seu projeto e fazer com que ele possa impactar mais pessoas. Assim você pode atrair apoio e, claro, fazer o seu consultório se tornar cada vez mais uma autoridade no seu nicho.

Se você ainda não utiliza as mensagens SMS para se comunicar com seus pacientes, criando a sua conta gratuita no Dentista Organizado você ganha 50 envios para usar como quiser!



Você precisa ler também