Como ter um consultório que causa um impacto social
Lutar por uma causa, ajudar quem precisa, ser um bom exemplo, mudar o mundo para melhor. Tudo isso faz parte do dia a dia das empresas que prezam pelo impacto social. Isso significa olhar para além do lucro, se envolver de fato na resolução de problemas e se empoderar para causar uma mudança.
Se engana quem pensa que causar um impacto na sociedade é coisa de empresa grande. Ajudar o próximo é algo que todos os consultórios odontológicos podem fazer. Muitas vezes isso depende de recursos financeiros, mas em alguns casos apenas com a doação de tempo para orientar quem precisa já é possível causar um impacto significativo.
Procure a sua causa para lutar
Essa parte não é difícil. Olhe à sua volta e pense no que mais causa comoção em você. São as famílias que têm pouco acesso ao atendimento odontológico? É a falta de informação sobre saúde bucal, que acaba resultando em doenças? É o pouco cuidado com crianças ou idosos?
Sempre há algum problema social que passa pelo universo da odontologia que comove você. Pense em por que essas questões ainda existem e o que você pode fazer para ajudar a diminuir esses problemas. Observe em sua rotina do consultório aquelas questões que são fáceis de ser evitadas mas continuem acontecendo.
Avalie os recursos que você tem
Agora é a hora de saber de fato o impacto que seu consultório odontológico pode gerar para a comunidade. O quanto você dispõe de tempo para se dedicar a esse projeto social, semanalmente? E quanto de dinheiro você tem para investir em materiais para serem usados de forma gratuita nos atendimentos a quem precisa?
Digamos que você queira muito ajudar crianças carentes de seu bairro que não tenham acesso à tratamento odontológico de qualidade, mas não tem tempo. Uma solução é se juntar a grupo de dentistas para que cada um de dedique com as horas que dispõe durante o mês.
Mas se você tem tempo para criar um projeto que vise a saúde bucal dos idosos, por exemplo, mas dispõe de muito dinheiro para comprar materiais para esse fim. É válido nesse caso apresentar a sua proposta para fabricantes desses materiais, eles podem querer apoiar um projeto que tenha a ver com os valores da empresa.
Mobilize a sua comunidade
Por fim, é hora de fazer que seu projeto de fato chegue a quem precisa. Tornar ele conhecido é fundamental para que as pessoas falem dele para o público que você deseja atingir com o seu trabalho.
Use ferramentas de comunicação para falar do seu projeto social e do por que você começou ele. Falar do motivo é fundamental, pois assim as pessoas verão que é algo além do marketing e saberão que você de fato se importa com quem deseja ajudar. As campanhas de SMS e as redes sociais são ideais para isso.
Depois é hora de atrair apoio. Como já mencionado, as fabricantes de equipamentos odontológicos podem ser boas parceiras nessa jornada, assim como outros dentistas e profissionais de outras áreas da saúde.
E você, já tem em mente o projeto social que deseja implantar em seu consultório odontológico nesse ou nos próximos anos?
Comece facilitando a sua gestão para que você consiga fazer sobrar tempo e recursos para isso. Fazendo o seu cadastro com a gente, você ganha acesso a todas as ferramentas de nosso software odontológico por 15 dias!