Novo

Como ter um consultório que causa um impacto social

Como ter um consultório que causa um impacto social

Lutar por uma causa, ajudar quem precisa, ser um bom exemplo, mudar o mundo para melhor. Tudo isso faz parte do dia a dia das empresas que prezam pelo impacto social. Isso significa olhar para além do lucro, se envolver de fato na resolução de problemas e se empoderar para causar uma mudança.

Se engana quem pensa que causar um impacto na sociedade é coisa de empresa grande. Ajudar o próximo é algo que todos os consultórios odontológicos podem fazer. Muitas vezes isso depende de recursos financeiros, mas em alguns casos apenas com a doação de tempo para orientar quem precisa já é possível causar um impacto significativo.


Procure a sua causa para lutar


Essa parte não é difícil. Olhe à sua volta e pense no que mais causa comoção em você. São as famílias que têm pouco acesso ao atendimento odontológico? É a falta de informação sobre saúde bucal, que acaba resultando em doenças? É o pouco cuidado com crianças ou idosos?

Sempre há algum problema social que passa pelo universo da odontologia que comove você. Pense em por que essas questões ainda existem e o que você pode fazer para ajudar a diminuir esses problemas. Observe em sua rotina do consultório aquelas questões que são fáceis de ser evitadas mas continuem acontecendo.


Avalie os recursos que você tem


Agora é a hora de saber de fato o impacto que seu consultório odontológico pode gerar para a comunidade. O quanto você dispõe de tempo para se dedicar a esse projeto social, semanalmente? E quanto de dinheiro você tem para investir em materiais para serem usados de forma gratuita nos atendimentos a quem precisa?

Digamos que você queira muito ajudar crianças carentes de seu bairro que não tenham acesso à tratamento odontológico de qualidade, mas não tem tempo. Uma solução é se juntar a grupo de dentistas para que cada um de dedique com as horas que dispõe durante o mês.

Mas se você tem tempo para criar um projeto que vise a saúde bucal dos idosos, por exemplo, mas dispõe de muito dinheiro para comprar materiais para esse fim. É válido nesse caso apresentar a sua proposta para fabricantes desses materiais, eles podem querer apoiar um projeto que tenha a ver com os valores da empresa.


Mobilize a sua comunidade


Por fim, é hora de fazer que seu projeto de fato chegue a quem precisa. Tornar ele conhecido é fundamental para que as pessoas falem dele para o público que você deseja atingir com o seu trabalho.

Use ferramentas de comunicação para falar do seu projeto social e do por que você começou ele. Falar do motivo é fundamental, pois assim as pessoas verão que é algo além do marketing e saberão que você de fato se importa com quem deseja ajudar. As campanhas de SMS e as redes sociais são ideais para isso.

Depois é hora de atrair apoio. Como já mencionado, as fabricantes de equipamentos odontológicos podem ser boas parceiras nessa jornada, assim como outros dentistas e profissionais de outras áreas da saúde.

E você, já tem em mente o projeto social que deseja implantar em seu consultório odontológico nesse ou nos próximos anos?

Comece facilitando a sua gestão para que você consiga fazer sobrar tempo e recursos para isso. Fazendo o seu cadastro com a gente, você ganha acesso a todas as ferramentas de nosso software odontológico por 15 dias!



Você precisa ler também