Novo

As melhores dicas para a decoração de seu consultório

As melhores dicas para a decoração de seu consultório

Se você é um dentista empreendedor e está prestes a montar o seu próprio consultório odontológico, a decoração do lugar é uma questão que exige muito planejamento. Porém, essa é uma ótima oportunidade para fazer com que os pacientes se sintam confortáveis no seu consultório e tenham vontade de retornar, além de ser uma forma de reforçar a sua marca. Com a decoração, você deve transmitir limpeza, bem estar e credibilidade.

Tenha em mente que é possível ser criativo e inovador na hora de decorar um consultório odontológico. Nem todas as salas de espera precisam ser sem graça, ainda mais se você costuma receber crianças. Dar o seu toque pessoal pode fazer a diferença na hora de conquistar pacientes. Ainda mais se você trabalha com estética, o cuidado com a decoração do consultório pode dizer muito sobre seu trabalho.

A sala de espera do seu consultório

As poltronas, por exemplo, podem ser o destaque da decoração da sala de espera. Aposte em cores e estampas que tenham a ver com a marca de seu consultório. Se você trabalha com procedimentos estéticos, por exemplo, formas e cores mais delicadas são uma boa opção. Já se há um espaço reservado para as crianças, as poltronas podem ter uma estampa mais colorida e alegre.

Os quadros com ilustrações e fotos também dão outra cara para o ambiente. Para o local reservado aos adultos, uma boa escolha são as fotos que ilustrem sorrisos bonitos e saudáveis. Para o ambiente das crianças, personagens escovando os dentes, por exemplo, para estimular o hábito nos pequenos.

Para que o momento de espera pela consulta ou procedimento seja de menos ansiedade para os pacientes, coloque revistas e jornais à disposição. Se certifique de que essas publicações sejam recentes e tenham a ver com quem frequenta o seu consultório (seus pacientes são em maioria homens ou mulheres?). Na televisão, opte por uma programação mais tranquila e de entretenimento. Para os pequenos, o melhor entretenimento pode ser uma mesa com materiais como livros de pintar, folhas e lápis.

Sala de atendimento para pacientes mais tranquilos

Em alguns consultórios já existe uma preocupação de fazer o paciente se sentir mais confortável por meio da decoração. Uma tendência é a utilização de paredes de vidro dentro da sala de atendimento, que dão vista para um jardim. A presença de plantas já ajuda no bem estar do paciente.

As cores também podem influenciar muito na tranquilidade dos seus pacientes. Existe um motivo pelo qual os consultórios utilizam muito e cores frias: as cores quentes deixam as pessoas mais agitadas. Já o azul, por exemplo, deixa os pacientes mais tranquilos. Já o branco, transmite a sensação de limpeza. Para a sensação de aconchego, utilize móveis de madeira, como as cadeiras e mesas da recepção.


Tons de Azul em Consultórios Odontológicos

Outro ambiente que pode ser explorado para mudar a cara do consultório é o banheiro. Aposte em cores que tranquilizem, como o azul, em grandes espelhos e até mesmo em mensagens nas paredes. Tanto no banheiro como em outras partes do consultório, o dentista pode apostar em papéis de parede para adicionar cores e estampas de uma forma prática.

Para buscar inspiração antes de montar o seu consultório, um dos sites queridinhos para quem gosta de decorar é o Pinterest. É uma rede social exclusiva para imagens, então é ótimo para ver referências de consultórios odontológicos ao redor do mundo. Se você quer mais visibilidade para o seu consultório, uma dica é colocar algumas fotos na rede social.



Você precisa ler também