Novo

Autonomia financeira para dentistas em 5 passos

Autonomia financeira para dentistas em 5 passos

Todo profissional que almeja o sucesso no seu negócio também sonha com a independência financeira. Isso porque um depende do outro para alcançar os objetivos e metas tanto na carreira quanto na vida pessoal. E na odontologia isso não é diferente.

No Brasil, há 331.502 dentistas ativos de acordo com o último levantamento do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Segundo a instituição, a média brasileira é de 634 habitantes por dentista. Números bastante expressivos e que reforçam o quanto o mercado é competitivo e o quanto o profissional precisa ter uma vida financeira estável, equilibrada e, claro, independente.

Mas para chegar a uma liberdade absoluta é fundamental que dentistas autônomos ou não estejam atentos aos seus gastos, mas principalmente sejam organizados e estratégicos quanto às suas finanças.

Para isso, o caminho para a independência financeira depende de 5 passos. Vamos a eles!


1. Mapeie suas despesas e separe-as


O primeiro passo é essencial para que você consiga seguir pelo caminho mais seguro. Ou seja, é preciso mapear todas as suas despesas pessoais e as do consultório e, principalmente, separá-las. Esse processo é fundamental para garantir que você tenha mais controle das suas finanças. Para isso, planilhas ou aplicativos são ótimos aliados para ajudá-lo. O sistema financeiro de Contas a Pagar e Contas a Receber do Dentista Organizado, por exemplo, é super simples, prático e objetivo e pode auxiliá-lo nesse aspecto do seu consultório.


2. Organize a sua vida financeira


Após mapear os gastos e as despesas, chegou a vez de organizar as suas finanças. Prefira pagar contas de consumo à vista ou débito. Evite usar cartão de crédito, pois manter a fatura do cartão sob controle é uma dificuldade das maioria das pessoas.

Além disso, dependendo do momento do mercado, pode ser interessante e bastante benéfico manter seus recursos aplicados ou até mesmo financiar um imóvel, do que deixar o dinheiro parado, sem uso, e acabar gastando com algo desnecessário apenas por vê-lo ali.

Outro fator importante é sempre pensar na sua vida financeira contando com o fluxo de pagamento anual. Despesas como IPTU e IPVA só acontecem em um período do ano, mas podem ser avaliadas nos outros meses para garantir descontos na quitação à vista.


3. Seja estratégico para aumentar os ganhos


O caminho da independência financeira passa por planejamento, estratégia e execução. São três etapas que compõem os passos para uma conquistar a própria independência do seu negócio. Mas a estratégia é base de tudo e para que ela seja assertiva é preciso analisar e planejar com cautela os seus gastos, mas principalmente para ter rentabilidade e aumentar os seus ganhos.

Por isso, é preciso enxergar o seu trabalho além dos serviços que você oferece, mas também aquilo que pode trazer mais visibilidade, solidez e fidelização para aquilo que você faz. Por exemplo, mostre que você é autoridade no assunto, planeje escrever um artigo, promova um workshop, produza um e-book, entre outras coisas.

O fato é que estratégia é a palavra-chave dentro de toda a sua organização financeira. Com ela você tem mais chances de atingir aquilo que deseja para o seu consultório e para a sua vida pessoal.


4. Economize e defina suas metas


Economizar é outra ação primordial para alcançar os seus objetivos. Isso porque quando você entende que ao diminuir gastos desnecessários você está contribuindo com as suas finanças, os resultados também chegam mais rápido.

Entretanto, economizar deve estar dentro das metas que você definir, principalmente porque elas correspondem aquilo que você quer atingir. Ou seja, pensar, avaliar e reavaliar nunca é demais quando envolve o seu dinheiro.


5. Crie uma reserva de emergência


Todos os profissionais estão sujeitos a imprevistos, mas aqueles que estão sempre preparados para uma emergência são mais difíceis de serem pegos de surpresa.

Se a situação econômica do país não vai bem, os preços estão aumentando, e os pacientes nem sempre dão prioridade para a saúde bucal, por quê não reservar um dinheiro para as emergências? Isso vale tanto para a vida profissional quanto pessoal.

Além de ser o básico para manter qualquer negócio de pé, mesmo que às vezes não dependa somente do profissional, também é importante ter consciência disso. Não importa a quantia, desde que você saiba onde guardá-lo ou investi-lo, já estará ajudando com a independência financeira do seu negócio.

E aí, o que achou? Preparado(a) para analisar, planejar e colocar em prática esses passos? Para ficar por dentro de conteúdos relevantes do universo da odontologia, continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais oficiais do Dentista Organizado.

Até a próxima!



Você precisa ler também