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Gestão da clínica: como tomar decisões melhores na administração

Gestão da clínica: como tomar decisões melhores na administração

Administrar um consultório vai muito além de entregar um bom serviço para o cliente. Como qualquer outra empresa, possuir um bom conhecimento na área e nas funções em que se está atuando é muito importante no trabalho da gestão do próprio negócio.

Por isso, adotar um planejamento estratégico e pensar em soluções a longo prazo auxiliam o médico no processo de tomada de decisões mais assertivas e a obter resultados positivos para a clínica.

Um planejamento eficiente, também pode indicar onde melhorar o serviço e aumentar sua estabilidade financeira. Sendo assim, separamos algumas dicas que podem te ajudar neste processo.


Análise interna


Ao colocar o planejamento em prática, o primeiro passo é entender o funcionamento interno da sua clínica. Aqui, é preciso se perguntar como ela está funcionando no momento, entender as limitações, os pontos fortes e fracos, que possibilitam olhar como sua equipe está trabalhando.

Com esses dados, você poderá olhar para sua equipe e entender como ela trabalha no dia a dia e o que precisa ser aprimorado.


Análise de mercado


Depois de definir quais ações tomar a partir da análise interna, o conhecimento externo é fundamental para adquirir uma visão mais ampla sobre e contextualizada do que você e seu público espera, e como você pode se adaptar a isso para garantir os melhores resultados possíveis.

Ao fazer a análise de mercado, deve-se levar em consideração alguns fatores que possam estar fora do seu controle, como expectativas de atendimento de qualidade e o tipo de público esperado, padrões de preço etc.

A análise SWOT, por exemplo, é um método muito utilizado em administração de empresas, pois facilita o processo de tomada de decisão e a realizar o planejamento estratégico. Basicamente, é feito um mapeamento da empresa onde se considera quatro pontos, sendo eles:

Forças (Strenghts): componentes internos que contribuem positivamente para seu crescimento;
Fraquezas (Weaknesses): componentes internos que possam limitar ou impedir seu crescimento;
Oportunidades (Opportunities): componentes externos que possam indicar chances de melhoria e crescimento para o seu negócio;
Ameaças (Threats): componentes externos que possam prejudicar o seu crescimento ou gerar prejuízos;
O objetivo é esclarecer como cada um desses pontos podem influenciar e afetar diretamente os resultados da clínica.


Software de gestão


A tecnologia tem sido uma grande aliada para as empresas e esse tipo de ferramenta se tornou cada vez mais importante para o sucesso da clínica.

Com a ajuda de um software de gestão, você pode organizar dados e informações sobre seus clientes e o seu negócio de forma mais fácil e prática. Esse recurso pode ajudar a entender o seu público um pouco melhor e a definir metas mais específicas, sendo que uma melhor administração desses dados é parte vital para o planejamento estratégico.

Além disso, algumas funções podem ser parciais ou totalmente automatizadas, como o atendimento por meio de mensagens de texto SMS e outros canais online, diminuindo a quantidade de trabalho para você e sua equipe no dia a dia.

O software do Dentista Organizado ainda conta com o recurso da agenda inteligente, onde você pode configurar mensagens de texto SMS para serem enviadas pelo WhatsApp. O cliente recebe um lembrete de confirmação da consulta e a agenda será automaticamente preenchida, caso responda SIM, ela ficará em verde e caso responda NÃO, aparecerá uma etiqueta vermelha. O dentista não precisará se preocupar em fazer ligações para confirmar a consulta.

Ainda não utiliza um software odontológico? Não perca tempo e comece a ser mais produtivo hoje mesmo. Faça um cadastro no Dentista Organizado.



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