Novo

Burnout na odontologia: como evitar o problema

Burnout na odontologia: como evitar o problema

O cansaço extremo como consequência do trabalho está ganhando maior destaque, porque está se tornando mais comum, especialmente entre profissionais da área da saúde. Neste artigo, traremos dicas de como amenizar o problema e também prevenir para que você não perca sua qualidade de vida.


Burnout e a sua relação com profissionais da saúde


Profissionais dessa área costumam ter uma relação mais próxima pacientes e lidam com emergências, o que leva ao estresse e facilita o surgimento da Síndrome de Burnout. Até mesmo profissionais psicólogos e psiquiátricos que cuidam deste problema também podem ter este tipo de comportamento. Isto demonstra que todos nós precisamos de algum tipo de ajuda quando expostos em situações sociais com muita regularidade.


Se possível, reveze


Um dos principais pontos influentes no seu burnout é a quantidade de empregados e o tempo de atuação diário. Se você trabalha sozinho(a) e atende diversas vezes no dia, você está mais propício a ficar desgastado como consequência do transtorno. O ideal seria ficar revisando turnos.

Ou seja, é melhor que seu consultório não dependa somente de você. No começo pode ser necessário, mas se programe para ter um dentista parceiro ou mesmo formar uma equipe de funcionários que farão a clínica ser produtiva sem você estar na sala todo tempo.


Não tenha seu emocional ligado 100% do tempo ao seu trabalho


Quando está em casa, o seu pensamento influencia muito no seu burnout. Questões como: "Se eu estivesse mais disposta(a) para atender, o meu dia poderia ter sido melhor.? Desvie um pouco o foco do seu trabalho quando está descansando para não deixar que toda sua felicidade e emocional esteja voltada para a sua atuação e estabilidade no seu trabalho.

A ansiedade é normal e faz você se mover. Porém, quando a ansiedade sobre o dia seguinte no consultório faz você perder o seu sono e momentos de descanso em família por não estar prestando atenção no presente, isso vira um problema.

O tratamento não depende só de você, pessoas próximas, seja no ambiente familiar ou profissional podem te ajudar nesta questão. Abra-se, mostre o seu cansaço e diga que não é algo tão momentâneo como parece e que deve ser tratado com delicadeza e seriedade, do mesmo jeito que o seu consultório trata os seus pacientes.


Procure ajuda


Em caso de persistência do burnout em episódios mais longevos, recomenda-se uma consulta com um profissional de apoio. Mesmo sendo um atuante da área da saúde e que prioriza o bem-estar dos outros, você também precisa de alguém para te cuidar de você e indicar medidas a serem tomadas para o cuidado da Síndrome de Burnout.



Você precisa ler também