Novo

Não posso usar fotos de pacientes nas mídias sociais. E agora?

Não posso usar fotos de pacientes nas mídias sociais. E agora?

Se você é dentista e utiliza as mídias sociais (seja de forma pessoal ou para o consultório), provavelmente já sabe das restrições do CFO quanto a isso. Não é permitido, por exemplo, a publicação de imagens de antes e depois, além de fotos de pacientes no geral que possam ter um caráter mercantilista.

Leia abaixo alguns trechos do capítulo de Publicidade do Código de Ética Odontológica do CFO:

Art. 44. Constitui infração ética:
"VI - divulgar nome, endereço ou qualquer outro elemento que identifique o paciente, a não ser com seu consentimento livre e esclarecido, ou de seu responsável legal, desde que não sejam para fins de autopromoção ou benefício do profissional, ou da entidade prestadora de serviços odontológicos, observadas as demais previsões deste Código;"
"XII - expor ao público leigo artifícios de propaganda, com o intuito de granjear clientela, especialmente a utilização de imagens e/ou expressões antes, durante e depois, relativas a procedimentos odontológicos;"

Tendo isso em vista, se você não quer complicações para o seu consultório, uma forma segura de manter a sua presença nas mídias sociais para atrair pacientes é utilizar os bancos de imagens. São sites com imagens gratuitas e com alta resolução, que você pode utilizar como quiser.

Nesses bancos de imagens, você pode buscar por fotos relacionadas à odontologia ou simplesmente fotos que mostrem os valores do seu consultório. Pessoas sorrindo nas imagens é um fator muito importante, afinal um belo sorriso é seu principal produto.

Veja abaixo algumas sugestões de bancos de imagem que podem ser úteis para manter as mídias sociais do seu consultório atualizadas. Para fazer montagens com elas, adicionando seu logotipo e formas de contato, recomendamos o site gratuito Canva ou o Picmonkey (ambos são utilizados online, você não precisa baixar).

Freepik

Freepik

Pexels

Pexels

Unsplash

Unsplash

Pixabay

Pixabay

Visual Hunt

Visual Hunt

StockSnap

StockSnap

Gratisography

Gratisography

Utilizando essas imagens e publicando frequentemente nas mídias sociais, você se mantém presente na vida de seus pacientes e passar a ser lembrado sempre que surge uma necessidade. Para saber mais sobre gestão e marketing odontológico, baixe gratuitamente o nosso e-book.



Você precisa ler também