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Como definir o público alvo e a persona do consultório

Como definir o público alvo e a persona do consultório

Você sabe qual é a importância de ter um público alvo definido para o seu consultório? Essa definição é importante para você manter o foco no tipo de paciente que você quer atrair e o que fazer para chegar a essas pessoas. Como já disse Peter Drucker, "o objetivo do marketing é conhecer o cliente tão bem que o produto ou o serviço se vendem sozinhos".

Lembre-se que tentar agradar a todos é a fórmula certa para não agradar ninguém. Então, tenha documentado o seu público alvo e sua persona (ou avatar) para fazer as coisas certas quando o assunto é atrair e fidelizar pacientes.


Crie o seu público alvo e sua persona

A primeira coisa para documentar esse tipo de informação é saber a diferença entre público alvo e persona. O público alvo é algo mais abrangente, ou seja, são características básicas sobre as pessoas que frequentam seu consultório.

Já a persona é mais específica, sendo uma representação semifictícia do que é o seu paciente ideal. Você pode inclusive dar um nome à sua persona ou mesmo atribuir uma imagem a ela, para que possa visualizar bem o seu tipo de cliente ideal. Veja alguns exemplos:

Público alvo: homens e mulheres, entre 18 e 30 anos, moradores de Porto Alegre, classe média, formação superior.

Persona: Ana, 25 anos, classe média, moradora do bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre, não tem filhos, é formada em Administração, gosta de cuidar da aparência e está sempre conectada às mídias sociais.

Para lhe ajudar no processo de criação de sua persona, se faça algumas perguntas: Quais são os valores do seu paciente ideal? O que ele faz em seu cotidiano? Quais são as marcas que ele utiliza? Qual é o seu maior objetivo de vida?

Não baseie a criação da sua persona em suposições. Se você quer saber esse tipo de informação sobre os seus pacientes de uma forma mais certeira, converse durante os atendimentos, saiba ouvir e aposte em formulários de pesquisa. Você pode iniciar uma pesquisa utilizando mensagens SMS ou mesmo as mídias sociais.

Quando você já tiver informações suficientes sobre a sua persona, recomendamos o site O Fantástico Gerador de Personas, para montar uma representação visual do seu paciente ideal. Você irá inserir os dados que você tem, como idade, profissão e os objetivos da sua persona, irá escolher uma foto que a represente e pode gerar um PDF para salvar e imprimir.


Estude e pegue referências

Agora que você já sabe quem é o seu público alvo e a sua persona, é hora de saber exatamente como conquistar esse tipo de pessoa. Para isso, utilize todos os recursos que você tem ao seu alcance.

Liste algumas empresas que visam o mesmo tipo de público que você, não apenas consultórios odontológicos. Se o seu nicho é o público mais jovem, por exemplo, analise como é feita a atração de clientes por universidades, marcas de roupas, empresas de tecnologia, entre outras categorias.


Faça o marketing certo para o seu público

Analise mídias sociais, publicidades online e offline, benefícios para os clientes, formas de atendimento, o tipo de linguagem utilizada, as cores e tudo que achar pertinente e que pode ser adaptado para a estratégia do seu consultório.

Uma forma muito prática de utilizar as informações que você tem de sua persona são os anúncios que você irá veicular em mídias como o Google e Facebook. Nessas plataformas, é possível segmentar o público com base em diversas características, desde a localização até o tipo de conteúdo que o usuário consome.

Você só descobrirá o que é o ideal para o seu público alvo fazendo muitos testes. Se você não se sente seguro ou mesmo não sabe como realizar a ação de marketing certeira para a sua persona sem infringir as regras do Conselho de Odontologia, você pode encontrar uma agência de comunicação que tenha experiência no seu segmento.

Agora que você já sabe para quem direcionar a sua estratégia de comunicação para atrair mais pacientes, baixe gratuitamente o nosso e-book com as melhores ferramentas de marketing para dentistas.



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