Dentista, utilize a Páscoa para conscientizar pacientes!
Dentistas empreendedores sabem que, para uma clínica ou consultório odontológico crescer e atrair pacientes, não basta a qualidade técnica dos procedimentos.
Ferramentas de gestão e marketing são essenciais para que a empresa cresça, ajudando o dentista a atrair pacientes e a se organizar financeiramente.
Esse post é para falar sobre marketing, mais especificamente, sobre marketing sazonal.
Como publicidades com promoções ou preços de atendimentos odontológicos não são recomendadas para consultórios (principalmente pelos Conselhos), é essencial fazer ações de comunicação com conteúdo relevante.
Utilizar datas comemorativas para isso é uma boa sugestão, desde que haja um critério para a escolha. Desperdiçar recursos com campanhas em datas especiais que não engajam os pacientes pode trazer prejuízos para o consultório, então tenha cuidado.
Páscoa e saúde bucal
Por resultar em maior consumo de alimentos doces e prejudiciais à saúde bucal, principalmente por crianças, a Páscoa é uma boa oportunidade para dentistas exercerem seu papel.
Criando um conteúdo relevante e de conscientização, o seu consultório odontológico pode fortalecer a própria marca e lembrar os pacientes de sua importância.
O dentista que quer investir no marketing sazonal pode utilizar de sua credibilidade para dar dicas importantes a seus pacientes nessa data.
É possível fazer uma campanha direcionada a pais de crianças, por exemplo, para que cuidem o consumo excessivo de doces nessa fase de desenvolvimento dos dentes permanentes.
Outras dicas de saúde bucal também podem ser utilizadas nessa data, confira algumas para inspirar a sua campanha:
- Optar pelo chocolate amargo, que possui porcentagem maior de cacau e menor de açúcar;
- Oferecer às crianças o chocolate como sobremesa, após as refeições;
- Não consumir chocolates pouco antes de dormir, pois há menos salivação durante o sono, e os resquícios de açúcar ajudam na formação de cárie;
- Evitar chocolates brancos por conterem mais açúcar;
- Higiene reforçada para quem utiliza aparelhos ortodônticos;
- Escovar os dentes e passar fio dental após a ingestão de doces.
Como realizar uma campanha de marketing sazonal
Essa campanha de comunicação pode acontecer por meio de mensagens SMS, e-mails, materiais impressos ou redes sociais. Em caso de mensagens SMS ou e-mails, é importante que o consultório ou clínica tenha uma lista dos contatos dos pacientes atualizada.
Por isso, é papel da secretária(o) cadastrar essas informações a cada consulta de um novo paciente.
Para uma maior organização desses dados, o dentista pode utilizar um software odontológico. Essa ferramenta irá, inclusive, auxiliar no envio de mensagens SMS de forma automática, desde que os pacientes estejam cadastrados.
Em um software como o Dentista Organizado, é possível enviar mensagens automáticas de aniversário aos pacientes e lembretes sobre horários de consultas agendadas.
Qualquer que seja o formato de sua campanha na Páscoa, aproveite a oportunidade para lembrar os pacientes de que a consulta ao dentista deve ser feita de forma periódica, principalmente no casos das crianças em fase de dentição.
Assim como a Páscoa, outras datas comemorativas ao longo do ano podem ser utilizadas no marketing de um consultório ou clínica odontológica.
Faça um calendário e programe-se! Essa atitude pode fazer toda a diferença na hora em que o paciente tiver de escolher onde fará sua próxima consulta ou procedimento.