Novo

Origem da odontologia: o que você precisa saber

Origem da odontologia: o que você precisa saber

Você é dentista ou estudante da área e sabe pouco sobre a origem dessa profissão? O exercício da odontologia existe há muito tempo e tem várias curiosidades. Continue lendo para saber mais sobre a origem:


Quando surgiu a profissão


A prática da odontologia como profissão existe desde o século XVI. No início, o que os primeiros dentistas faziam era apenas a extração dos dentes danificados, de forma bem rudimentar.

Os instrumentos utilizados na época para a extração de dentes eram muitas vezes mal higienizados ou inadequados. Muitos dentistas eram na verdade barbeiros, que tinham pouco estudo e utilizavam de sua força para realizar procedimentos nos pacientes. O risco de hemorragias e infecções era uma realidade.

Até o ano 1700, a maioria dos profissionais de odontologia espalhada pelo mundo trabalhava em praças de mercados. O serviço era realizado de maneira simples e em meio a diversos curiosos que passavam pelos locais.


Quem criou a odontologia moderna


Autor do livro "Le Chirurgien Dentiste au Traité des Dents", o francês Pierre Fauchard é considerado o pai da odontologia moderna. A obra foi publicada em 1728 e apresentou novas técnicas, ferramentas e conhecimentos para a área.

Entre os assuntos tratados por Fauchard, estão: a anatomia oral, os sintomas de doenças bucais, as técnicas para o tratamento de cáries, a restauração e o implante dentário.

Depois do francês, outros se seguiram e a área foi avançando. A prótese, por exemplo, foi tema de um estudo publicado em 1745. O autor era Claude Mouton e ele escreveu sobre as facetas em ouro e o uso de grampos. Dez anos mais tarde, Philip Pfaff lançou um livro em que explicava sobre a confecção de próteses de gesso.


A regulamentação da odontologia


No Brasil, a profissão de dentista é regulamentada há muito tempo. No ano de 1631, uma Carta Régia determinou que a extração de dentes por cirurgiões e barbeiros sem licença resultasse em multa de dois mil réis.

Para conseguir realizar esse tipo de procedimento nos pacientes sem ter que pagar uma multa no Brasil, os profissionais deviam ter uma licença concedida por um Cirurgião-Mor.

Já em maio de 1800, foi criado um Plano de Exames para a odontologia. Foi emitido pela Coroa Portuguesa e marcou o primeiro uso oficial da palavra dentista. Nessa época, ainda não havia cursos de odontologia no Brasil, que surgiram a partir de 1884.

A primeira escola totalmente dedicada à área da odontologia no Brasil surgiu em 1900. Era a Escola de Odontologia de São Paulo. A duração do curso passou a ser quatro anos em 1967.

E você, sabia sobre essas curiosidades sobre a odontologia? Para saber ainda mais sobre a profissão e se manter informado, confira esses sete estatísticas sobre a área.



Você precisa ler também