Novo

Planejamento estratégico para clínicas odontológicas

Planejamento estratégico para clínicas odontológicas

Já falamos aqui no blog do Dentista Organizado sobre o planejamento financeiro para consultórios e clínicas odontológicas e dessa vez iremos tratar sobre o planejamento estratégico. Quantas vezes você para a sua rotina para planejar o futuro do seu negócio como dentista?

Esse tipo de planejamento consiste em você analisar como está a sua clínica atualmente e ter em mente como você quer vê-la no futuro. É o ato de pensar em médio e longo prazo para agir no presente de acordo com os seus objetivos.


Os passos do planejamento estratégico


Durante o planejamento estratégico de sua clínica odontológica, existem várias coisas que você precisa pensar e, claro, documentar para futuras análises.

Pense principalmente no motivo da sua clínica existir e aonde você quer chegar. O que não pode faltar nesse momento é escrever os seguintes itens:

- Missão, visão e valores da clínica;

- Análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças);

- Metas e objetivos;

- Estratégias para o crescimento;

- Passos para colocar em prática;

- Controle das ações e feedback.

Um resumo do planejamento, para que você entenda melhor a essência desse tipo de ação, é o questionamento: "onde estamos, para onde queremos ir e como chegar lá?".


Ferramentas que podem auxiliar


Para contar com a ajuda da tecnologia para que o seu planejamento estratégico seja muito mais eficiente, existem diversas ferramentas online que você pode utilizar a seu favor.

Uma delas é o software odontológico Dentista Organizado, que ajuda no registro das contas da sua clínica e do número de pacientes e consultas que você tem hoje, para estabelecer as metas para o futuro.

Outras ferramentas legais que indicamos são o Infogram, para a criação de gráficos e uma visualização melhor de dados, o Canva, para criar apresentações bonitas e bem feitas, o Pipefy, para ver melhor suas oportunidades e tarefas, e o Trello, para anotar tudo o que for relevante.

O importante é acompanhar sempre, de preferência com a equipe de sua clínica odontológica, como está o andamento dessas metas traçadas. É fundamental rever com frequência rotinas, hábitos e comportamentos que possam estar atrasando o sucesso de seu projeto.

Também é importante reconhecer ferramentas, ações e pessoas que fazem toda a diferença no progresso do planejamento.


PS: Para começar a usar o Dentista Organizado e ter mais conhecimento sobre a situação de sua própria clínica atualmente, crie uma conta teste! Com ela, você tem acesso ilimitado a todas as ferramentas do sistema durante 15 dias, além de ganhar 50 envios de SMS.



Você precisa ler também