Novo

Stress e ansiedade na odontologia: como lidar

Stress e ansiedade na odontologia: como lidar

Ele é algo já conhecido pelos dentistas de longa data e até pelos acadêmicos de odontologia. O stress faz parte do dia a dia de muitos que trabalham nessa área. Os motivos podem ser tanto a carga de trabalho, as complicações que podem acontecer nos tratamentos e o atendimento direto aos pacientes.


As principais causas do stress em dentistas


Entre as coisas que mais estão associadas ao sentimento de stress e ansiedade entre dentistas, estão os atrasos e o gerenciamento do tempo, além das reclamações de pacientes, os problemas financeiros e a falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

O fato de o dentista muitas vezes trabalhar na operação e na gestão do consultório ou clínica também pode afetar os níveis de stress. As mulheres às vezes sofrem ainda mais com o problema, por muitas vezes terem de assumir uma dupla jornada, dividindo a odontologia os filhos.

A busca pela perfeição também é um problema comum entre dentistas. Muitos trabalham com estética e podem sofrer pressão dos pacientes para que entreguem um sorriso sem falhas. Essa busca por algo inatingível pode prejudicar a saúde mental e a autoestima de muitos profissionais.

O tempo é outra questão importante para um ambiente leve dentro do consultório. O dentista precisa entender os próprios limites e sempre ter com mais tempo do que o necessário. Assim os atrasos para atender os pacientes são evitados e a sensação de esgotamento ao fim do dia é diminuída.


Consequências de um trabalho estressante


Um dentista que não consegue gerenciar o stress e a ansiedade no consultório leva as consequências disso para todas as partes da sua vida. As relações são afetadas e principalmente a qualidade de vida.

É comum profissionais da odontologia que sofrem com o problema relatarem ter insônia, cansaço, dores de cabeça e até bruxismo. A depressão também pode ser uma consequência se o stress não for tratado nos estágios iniciais.


Como ter uma rotina mais leve no consultório


É importante contar com o apoio no dia a dia, tanto de pessoas como de ferramentas que tornam a rotina mais fácil. Softwares especializados, como o Dentista Organizado, confirmam as consultas automaticamente, diminuindo as faltas. Também tornam o controle das finanças e do relacionamento com paciente mais prático e simples.

A comunicação entre a equipe do consultório também é algo que faz toda a diferença para diminuir o stress de dentistas, auxiliares e secretárias. Ações que promovam o diálogo e a valorização impactam diretamente no clima do ambiente de trabalho.

Fora do ambiente do consultório, outras atividades são importantes para aliviar a tensão. Os esportes no geral são muito benéficos, assim como a yoga e a meditação. Estar focado no presente e não pensar no trabalho enquanto está fora do consultório é fundamental.

E você, quer experimentar uma rotina mais leve e eficiente automatizando muitas tarefas no seu dia a dia? Faça sua conta teste no Dentista Organizado e ganhe 15 dias de acesso ilimitado a todas as ferramentas do sistema, além do suporte gratuito para lhe orientar no uso do software.



Você precisa ler também