Novo

Os maiores mitos sobre gestão odontológica

Os maiores mitos sobre gestão odontológica

Um consultório odontológico cheio de pacientes, com as contas sempre no azul e uma marca consolidada no mercado depende de uma boa gestão. Mas isso não significa que você precisa ter um grande equipe ou muito dinheiro para chegar lá.

Saber gerir o próprio negócio, como qualquer empreendedor, é importante para que todo dentista autônomo tenha sucesso profissional e financeiro. Porém, existem alguns mitos que fazem os dentistas ficarem mais distantes dessa realidade. Saiba quais são eles:


Mito 1: Ser um bom dentista é o suficiente para ter sucesso


Fazer um bom trabalho durante os atendimentos aos pacientes é fundamental para que as pessoas voltem e indiquem seu consultório para amigos e familiares. Porém, um excelente atendimento talvez não atraia tantos pacientes quanto você gostaria, nem vai deixar suas contas organizadas para sempre.

É importante sempre ser um pouco das duas coisas: o dentista que cuida da operação e o que cuida da gestão. Descubra o que você gosta mais ou tem mais afinidade. Saiba quais são seus pontos fracos e entenda que para ter um consultório bem sucedido é necessário saber de finanças, de marketing, de gestão de pessoas e de inovação.


Mito 2: Você deve terceirizar a gestão do consultório


Muitos dentistas, por saberem que não dominam tanto os assuntos como a área financeira e a gestão de pessoas, preferem deixar isso para outras pessoas. Isso é válido se você tem dinheiro para bancar o trabalho desse profissional e realmente não tem tempo para isso.

Quem está iniciando o consultório agora, porém, pode não ter o dinheiro para esse investimento e não tem uma rotina tão cheia de pacientes. Por isso, nessa fase, é importante ser independente e saber analisar o fluxo de caixa, além de fazer campanhas de marketing e controlar muito bem o estoque.


Mito 3: Lidar com dinheiro é difícil ou chato


Aprender sobre dinheiro é o primeiro passo para ter boas reservas em caso de emergência e para fazer os investimentos necessários. É importante planejar sempre os próximos passos, como as ações de marketing, as compras de equipamentos e até as mudanças de sala e o aumento da equipe.

Por isso, pesquise e aprenda sobre bons investimentos para que o dinheiro renda enquanto não está sendo utilizado, por exemplo. Também conheça boas ferramentas para monitorar as entradas e saídas e sempre saber como está a saúde financeira do seu consultório.

Não falar sobre dinheiro ou não prestar atenção nele é extremamente prejudicial e afasta você de ser um dentista bem remunerado.

Se você quer começar a controlar as suas finanças e tudo sobre o seu consultório sem passar trabalho, comece a usar hoje mesmo o Dentista Organizado. Com o software, você tem acesso ao fluxo de caixa, controle de estoque, agenda inteligente e se comunica com todos os pacientes em minutos.

Você pode fazer um teste gratuito de 15 dias (sem compromisso), criar contas para toda a sua equipe, cadastrar os prontuários e ainda fazer 50 envios de SMS para confirmar suas consultas sem custo.



Você precisa ler também